Recentemente a Viação Real, empresa genuinamente de Cachoeiro de Itapemirim e com 63 anos atuando no mercado de transportes de passageiros, resolveu dar um salto em suas atividades. Criou novos serviços de olho na expansão do mercado. Um deles já é sucesso absoluto: o Real Mob. 

Sem perder os ideais do seu fundador Hilário Mucelini, o agora Grupo Real, com seus 114 ônibus, continua investindo na qualidade do transporte de passageiros através da renovação da frota. Investimento que também já agrada, e muito, aos usuários, segundo informações da própria empresa.

Mas, para o diretor Executivo Carlos Herval Mucelini, o maior investimento de todos foi criar um novo conceito empresarial para os sócios e para os colaboradores, mostrando que é possível, e necessário, agredir o mercado, sem perder as características de uma empresa familiar.

Segue a entrevista ao site Atenas Notícias:

Ilauro Oliveira – Nascida Viação Real, a empresa familiar dá um salto em busca de novos espaços no mercado, criando novos serviços. Como o agora Grupo Real  enxergou essa necessidade?

Carlos Herval Mucelini – Tudo começou em uma reunião com os sócios e uma ideia de perpetuar a história da Viação Real, agora Grupo Real. Empresa de 63 anos de mercado. Enxergamos a necessidade de expandir os negócios para se manter e se fortalecer no mercado. Em reunião decidimos que era a hora de profissionalizar a empresa e colocá-la no mercado de forma mais agressiva. Trata-se de uma empresa familiar, então a ideia é transformá-la em competitiva sem perder exatamente essa essência familiar que é muito importante para nós.

Ilauro Oliveira – Essa migração de uma empresa exclusivamente de transportes para um grupo que passa a agregar novos serviços foi bem aceita internamente?

Carlos Herval Mucelini – Sim, porque todos já percebiam a necessidade de avançar. Então quando o projeto foi apresentado para os sócios e colaboradores todos aceitaram prontamente. E o mais importante de tudo é que estamos todos empolgados com esse novo momento. 

Ilauro Oliveira – Um desses novos serviços é o Real Mob. E me parece que já há uma boa aceitação.  Há alguma diferença entre o Real Mob e os demais serviços de transportes por aplicativo que já existem?

Carlos Herval Mucelini – É um serviço totalmente diferenciado. Temos frota própria, carros novos, nossos motoristas são funcionários contratados pelo Grupo Real. Profissionais com treinamentos dentro da empresa, cursos de direção defensiva, com formação de motoristas profissionais…enfim, a tranquilidade de você colocar sua família para ser transportada por uma empresa que já está no mercado há décadas torna-se um diferencial fundamental. É um serviço totalmente diferenciado dos outros aplicativos.

Ilauro Oliveira – E parece que tem uma novidade ai para quem optar pelo Real Mob…

Carlos Herval Mucelini – …Sim. Estamos viabilizando em breve uma Central de Atendimento onde a pessoa vai poder chamar diretamente pelo telefone. Uma forma de colaborar com quem tem dificuldade de usar o aplicativo.

Ilauro Oliveira – A mesma pergunta se aplica ao Real Encomendas. Como o grupo pretende se consolidar na prestação desse serviço competindo com as diversas empresas de transportes que já existem em Cachoeiro?

Carlos Herval Mucelini – Não podemos pensar só nas empresas de transportes de Cachoeiro não. Hoje a Real Encomendas já transporta de Vitória para Cachoeiro e em breve existe a possibilidade de trabalhar São Paulo e Sul do estado em parceria. Queremos que você tenha a tranquilidade de saber que nossos ônibus vão transportar  num curto espaço de tempo a sua mercadoria. Temos os horários já pré-fixados em nossas linhas. Existe um grande trabalho de inteligência e empenho nessa logística para que você receba sua mercadoria. A rapidez e a segurança da entrega são princípios básicos.

Ilauro Oliveira – Em relação ao transporte de passageiros, o grupo também investiu em uma nova frota. O que muda na vida dos usuários após esse investimento?

Carlos Herval Mucelini – Dentro do nosso planejamento estratégico a renovação da frota é objetivo constante e a ideia é renová-la por inteiro. Esse é um conceito de profissionalização que sempre existiu. O que a Real quer hoje é transportar seus passageiros com cada vez mais  qualidade. Faz toda diferença você andar num ônibus novo, com ar condicionado, carregador de celular, banheiro…enfim, o usuário sempre em primeiro lugar. E o mais importante de tudo é que o retorno desse serviço junto aos usuários é fantástico. As informações que temos são as mais animadoras possíveis.

Ilauro Oliveira – Qual o tamanho e o impacto desses investimentos?

Carlos Herval Mucelini – Olha, tivemos um investimento financeiro sim, claro! Hoje a empresa voltou a contratar e a investir. Mas, mais importante que o investimento financeiro foi o investimento em um novo conceito de trabalho. Mudamos a maneira de pensar e mudamos a cabeça dos nossos colaboradores com estudo e planejamento. A certeza de que esses novos serviços vão expandir nos dá a tranquilidade de saber que estamos no rumo certo.

Ilauro Oliveira – Existe algum planejamento para expandir as atividades e atuar  em novas áreas?

Carlos Herval Mucelini – (risos) Sempre há. Mas vamos deixar por enquanto no campo da surpresa. Quem sabe num próximo evento público estaremos apresentado? Mas há o interesse em expandir sim, sempre com planejamento e cautela e observando bem o mercado.

Ilauro Oliveira – Para fechar, a gente observa que essa expansão no mercado veio acompanhada de uma nova estratégia de comunicação também. Percebe-se que o grupo passou a dialogar mais com os usuários e com a sociedade como um todo através de novas estratégias de informação.  Comunicar, e principalmente se comunicar bem, passou a se tornar prioridade?

Carlos Herval Mucelini – Sem dúvidas. O Grupo Real vem passando por uma reestruturação completa e a comunicação é parte importantíssima deste processo. Aproveito para destacar a atuação dos nossos consultores de marketing Roberto e Marcel, da MV Comunicação. Em poucos meses conseguiram absorver a essência da empresa, trazendo novas ideias, mas preservando a tradição. O novo layout dos ônibus, além de toda a estratégia de comunicação, principalmente nas redes sociais, é parte de um trabalho muito caprichado e eficaz.

Ilauro de Oliveira