Os sistemas operacionais da Apple têm a reputação de serem os mais seguros e protegidos, mas os hackers já conseguiram encontrar uma séria vulnerabilidade em uma das versões beta mais recentes do iOS 13.

Acontece que informações privadas podem ser acessadas esquivando-se do FaceID, TouchID e proteção por senha , mesmo sem dispositivos ou truques especiais.

José Rodríguez, em um vídeo enviado para o YouTube, ilustra como o uso dos recursos VoiceOver e Siri pode fornecer acesso irrestrito à exibição de contatos armazenados em um iPhone.

O processo de hackear um iPhone dessa maneira envolve ligar diretamente para alguém ou usar o aplicativo FaceTime. Após a ligação, o destinatário deve optar por responder com uma mensagem. Na tela da mensagem, o usuário deve ativar o VoiceOver com Siri e depois desativá-lo novamente. Depois disso, no campo de contato, você poderá ver as informações de qualquer contato no telefone.

No momento, essa vulnerabilidade não apresenta um risco especial para os proprietários de iPhone. O método permite apenas que alguém veja contatos dentro do iPhone, desde que eles tenham acesso físico ao telefone e possa usar o recurso VoiceOver.

Aqueles que desejam se proteger da vulnerabilidade podem bloqueá-la completamente desativando a Siri enquanto o telefone está bloqueado no menu de preferências do código de acesso.

Fonte: Engenharia é: