A vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, assume o comando do estado pela primeira vez desde que foi eleita, junto com Renato Casagrande, em 2018. Com isso, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo desde 1589, quando o Espírito Santo foi governado por Luíza Grinalda, viúva de Vasco Fernandes Coutinho.

A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (20) no Palácio Anchieta. Em seu discurso, Jaqueline disse que as mulheres ainda são excluídas da vida política, mas que se sente feliz em ser a primeira mulher negra a assumir o Espírito Santo.

“Poder fazer parte da história do Espírito Santo como a primeira mulher a governar, desde a redemocratização, me deixa feliz. Isso nos faz ocupar um espaço como minoria. Como mulher negra. Ainda somos minora na política, mas maioria na vida. Estamos escrevendo mais um capítulo na história”, disse a atual governadora em exercício.

“O mais emocionante é escrever esse capítulo da história, é saber que a voz das mulheres está no centro do poder do estado do Espírito Santo […] é um momento de êxtase para as mulheres, que precisam dessa representatividade. Não só as mulheres, mas também os negros precisam buscar esses espaços de fala, de poder, de decisão, porque nossa sociedade precisa ser mais justa e mais equilibrada”, completou.

Primeiro ato como governadora

Ainda nesta sexta-feira (20) a governadora em execício se reúne com a equipe de governo, para traçar os atos da próxima semana. Jacqueline adiantou que será assinado um decreto para a criação do observatório de políticas públicas para as mulheres, em parceria com o instituto Jones dos Santos Neves. Projeto que faz parte do programa da vice-governadoria.

“Hoje nós já temos dados sobre violência, mas nós queremos outros dados sobre saúde da mulher, sobre empreendedorismo feminino e outros dados. […] Nós lançamos um plano, em parceria com a secretaria de direitos humanos, que é o plano estadual de políticas para as mulheres, o primeiro do estado que aponta as políticas que precisam ser acatadas para gerar um resultado positivo para a sociedade”, disse a governadora em exercício.

Casagrande na Itália

Renato Casagrande se licencia por sete dias para integrar uma comitiva do governo que participa de uma feira de rochas ornamentais na Itália. Segundo o governador, trata-se de um evento relevante para o estado, com a presença de muitos capixabas. 

“É um evento de pedras ornamentais, com muitos capixabas lá e muita gente de lá que atua aqui. Vou visitar algumas instituições, na região do Vêneto, com o governador Zaia, vou fazer contato com algumas empresas que estão analisando o estado do Espírito Santo, então é uma visita que já tem produtividade e já tem um caminho trilhado, que pode ajudar em investimentos aqui e parcerias com instituições da Itália”.

Sobre o comando de Jacqueline no governo, Casagrande afirmou que “O estado está em boas mãos. Uma mulher competente, que tem participado de tudo do governo, tem me ajudado e vai tocar o serviço nessa semana”.

Folha Vitória