Instituído em 2012 pela TV Gazeta Sul o Prêmio Biguá de Sustentabilidade tem os objetivos de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas, instituições, escolas e pessoas da sociedade sul capixaba, que destacam-se por praticar ações de proteção, recuperação, preservação e cuidado com o meio ambiente.

O foco do Prêmio é difundir as “Experiências de sucesso no uso sustentável, preservando e recuperando os recursos naturais (solo, água, fauna e flora)”, envolvendo em especial produtores rurais, prefeituras, escolas e sociedade, despertando as pessoas para a importância do uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

No evento são contempladas as categorias: Sociedade Civil, Produtor Rural, Escola, Ensino Superior, Empreendedor Ambiental e Prefeitura Municipa​l​, com ações ambientais nas áreas de abrangência das Bacias Hidrográficas dos Rios Itapemirim, Itabapoana, Beneventes, Rio Novo e das lagunas costeiras.

Mimoso do Sul foi contemplado e premiado na 8ª edição do evento realizada na noite de quinta-feira, dia 26 em Cachoeiro de Itapemirim. A Escola Família Agrícola MEPES ficou em primeiro lugar na categoria com o tema “Pedagogia da Alternância: Uma Educação para a Sustentabilidade da Vida” e a Escola “José Gonçalves Figueira”, de São José das Torres ficou em segundo lugar ao desenvolver a temática “Sacolinha do Bem”.

Para a Secretária Municipal de Educação Lilian de Fátima esse é o momento de agradecer e festejar as conquistas e o empenho das escolas em fazer diferente pelo meio ambiente. As premiações são mais do que simbólicas, são importantes para dar continuidade a esses projetos e também que serve de incentivo para a criação e execução de outros.

Fonte: Mimoso in Foco