Neste ano, o município de Cachoeiro ganhou um novo instrumento de incentivo à realização de festas tradicionais e da cultura popular. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) tem garantido às comunidades da cidade e do interior a possibilidade de participarem de chamamento público para requererem apoio financeiro para eventos que contribuam para promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural e tenham potencial turístico.

Entre abril e setembro, cinco comunidades foram contempladas com patrocínio municipal. O evento mais recente foi a 4ª Festa Agrosantafé, realizado na localidade de Santa Fé de Cima, neste fim de semana, com atividades culturais, encontro de trilheiros, cavalgada e outras atrações.

“Essa colaboração da prefeitura nos ajudou bastante, porque conseguimos investir em tendas e banheiros químicos”, afirma a presidente da associação agrícola de Santa Fé de Cima, Rosinês Fávero.

Também neste mês, teve apoio da Semcult, via edital, a 4ª Festa da Primavera de Salgadinho, em Soturno. “A festa foi incrível. Tivemos artistas muito bons, além de apresentação das rainhas de Soturno e as tradicionais barracas de comida. Acredito que cerca de 3600 pessoas compareceram ao evento. Eu só tenho a agradecer o apoio da prefeitura para a realização dessa festa linda”, afirma o presidente da associação de moradores de Salgadinho, Paulo Grola.

Já em abril, foram realizadas a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, na comunidade de Alto São Vicente, e a festa do bairro Nossa Senhora da Glória.

Em julho, o distrito de Pacotuba realizou a 5ª Festbanca, na localidade de Banca de Areia. Participaram do evento cerca de 5500 pessoas, que teve como atrações concurso de cavalo, shows musicais, cavalgada, almoço comunitário e sorteios.

“A festa recebeu muitos elogios, tanto pela estrutura que foi montada quanto pelas atrações e momentos de lazer que proporcionamos ao público. A prefeitura deu uma ótima contribuição para a realização do nosso evento e utilizamos da melhor forma, garantindo cadeiras, mesas, tendas e banheiros químicos. Tudo isso contribuiu para o sucesso da festa”, afirma o presidente da associação de produtores de Banca de Areia, Jacinto Natal Spoladore.

Em outubro, acontecerá, ainda, mais uma festa com o apoio da Semcult. O evento será em Burarama, nos dias 11, 12 e 13.

“O edital de apoio a festas populares é uma ferramenta de gestão isonômica e democrática para o aporte de recursos da administração pública. E é importante dizer que os benefícios se desdobram. As associações precisam se regularizar para pleitear o apoio e, com isso, também colaboramos para uma maior regularidade das entidades representativas das comunidades”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo do município, Fernanda Martins.

Para 2020, a Semcult lançará um novo edital de apoio, com possibilidade de contemplar até 15 eventos com aportes de R$ 5.000 e até cinco eventos com aportes de R$ 10.000.