Iniciamos ontem (09/10) a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Mimoso do Sul. Com o compromisso de poder proporcionar ao cidadão uma forma interativa, clara e isonômica de avaliação, o Redação Capixaba fará um giro pela Região Sul e Litoral Sul apresentando ideias, propostas e soluções dos seus pré-candidatos.

Por ordem alfabética, foi apresentada na última quarta (09/10) a entrevista do pré-candidato Airton Coimbra

Leia também:

O espaço hoje (10/10) será do pré-candidato Rodrigo Pires, e amanhã (11/10) será a vez de Ronan Rangel.

Confira a entrevista na íntegra:

O que tem te motivado a se posicionar como pré-candidato a prefeito em Mimoso?

Primeiramente gostaria de agradecer ao Redação Capixaba a oportunidade de estar falando para meus conterrâneos o motivo de estar hj aqui mostrando o que me motivou estar colocando o nosso nome à disposição de uma pré candidatura. O meu amor pelo meu lugar é o meu maior motivo ! Sei que se chegarmos lá na frente teremos desafios atrás de desafios , problemas e mais problemas para resolver, mas temos filhos, temos futuros cidadãos de um município que estagnou, que tem seu crescimento travado e que não podemos deixar para eles um legado triste. Penso que nossa geração deve muito às futuras, mas vamos correr contra o tempo para compensar , para dar crescimento e oportunidades ao nosso povo com respeito por todos igualmente. Quero muito o bem do meu lugar , quero muito o bem da gente do meu Mimoso ,quero levantar a auto estima, quero dar uma roupagem nova ao nosso lugar e sem dúvida um futuro melhor para nossos filhos ,Mimoso merece todo nosso carinho e dedicação.

Enquanto pré-candidato, quais propostas centrais já tem para apresentar a população mimosense?

Sim , temos propostas sim , inclusive nosso projeto se chama “Cidade Modelo” , fazendo uma homenagem ao título recebido pelo município enquanto foi administrada pelo meu falecido Avô Darcy Pires! Estamos já há quase 4 anos montando ideias e estudando propostas para nosso Mimoso e seus distritos. Temos conversado com gente de todos os setores que fazem o município girar , claro que hoje ainda são ideias consistentes , mas que se Deus permitir estaremos aumentando e muito a assistência ao produtor rural ,além de estar trazendo novas modalidades de cultivos para nossa agricultura , queremos também ter uma parceria forte com nossa Cooperativa, recriando nossa Exposição agropecuária ,entre outros. Na educação nos espelharemos em municípios que tem sua Faculdade ou Universidade ,onde muita gente vai ali residir para estudar , gerando assim toda uma cadeia de consumo que faz gerar riqueza naquele lugar , quem gasta é juventude e é isso que precisamos trazer pra cá e não deixar mais ir embora nossos filhos! Sim queremos cursos aqui , queremos Escolas com excelência e assim teremos o futuro que sonhamos , gente empreendedora e que acredita em Mimoso. Também para o turismo, que é um gigante adormecido na minha opinião , temos muita coisa já escrita que na melhor oportunidade vamos estar levando ao conhecimento de todos ,mas posso adiantar que todos os Distritos serão prestigiados com suas aptidões e que Mimoso tem muito a mostrar para o Brasil o que tem de melhor .Em todas as áreas já temos uma proposta montada e séria ,com respeito ao dinheiro do povo e com total transparência , mas como profissional de saúde que sou tenham certeza que daremos nossos máximos esforços em ter uma saúde de qualidade.

Consegue fazer um diagnóstico breve sobre a atual situação do município, e porque chegou a este ponto?

Hoje vivemos a era da Lei de Responsabilidade Fiscal e das Redes Sociais , hoje as coisas estão tendo que ser levadas muito mais a sério do que antes , qualquer cidadão hoje é vigilante e isso é bom. Se a 20 ou 30 anos tivéssemos esses avanços e a informação que temos hoje, onde gestores faziam o que bem entendiam com seus orçamentos, talvez não teríamos chegado ao ponto que estamos . Bem , sobre um diagnóstico do município posso falar como cidadão e quem frequenta as redes sociais , nosso lugar como tantos outros sofre pela falta de dinheiro, e sem dinheiro não se faz nada !Não se faz saúde, não se faz educação, não se faz estradas, não se faz assistência social !Acredito que nossas maiores dificuldades estarão aí , na forte crise que atravessamos e na queda de receita , mas estamos nos preparando para enfrentar isso , teremos de ser criativos e respeitosos com o que gastar e onde gastar . Sabemos de todos os problemas , em todos os lugares que já estivemos percebemos problemas de toda ordem , mas seremos gerentes e não negligenciaremos nenhum , temos problemas sociais graves , assim como de saúde, estrada, educação, enfim , em tudo teremos muito serviço mas seremos perseverantes.


Sabemos da grave situação econômica do município. A dívida com o IPREV é praticamente impagável. As parcelas mensais são altíssimas e diminuem o poder de investimento. Qual solução você apresentaria para sanar ou pelo menos diminuir este problema?
A primeira coisa que devemos ter é comprometimento com qualquer dívida , se ela existe devemos nos programar para pagar ! Já fomos ao encontro dos problemas do IPREV , sabemos de todos números e da situação que se encontra, e realmente é preocupante . Teremos que ter algumas atitudes que vão na contra mão da política de interior , mas pelo futuro de nossos filhos e netos faremos todo e qualquer sacrifício pelo nosso município , teremos muitos cortes necessários para que os serviços públicos não sejam comprometidos e não falte nada a população. Temos que ser responsáveis com a coisa pública e não permitir que os menos favorecidos sejam prejudicados .Tenho estudado todo dia como anda a saúde financeira do nosso município , mas se não houverem algumas reformas estaremos além do limite de todas as possibilidades de funcionamento , é realmente preocupante demais , mas existe esperança e nela confiamos.

Considerações finais

Gostaria de agradecer a oportunidade mais uma vez que o site Redação capixaba a oportunidade de falar um pouco de um sonho que temos . Esse sonho não é novo , já vem de algum tempo ,mas por vezes adiado por motivos familiares . Hoje mais maduro e com essa possibilidade quero poder ajudar um pouco o nosso lugar , aqui nasci e aqui quero morrer , mas quero morrer com a sensação de dever cumprido não só como profissional de odontologia mas como cidadão e quem sabe como o Prefeito que ajudou Mimoso ser reconhecido pela sua importância e ajudou a resolver um pouco dos seus problemas. Meu nome é Rodrigo ,sou cirurgião dentista ,nunca tive cargo eletivo e nunca fui candidato , tenho 45 anos , casado com a também dentista Dra Elza Maria , pai de um casal de filhos e se Deus permitir seremos uma família ajudando as famílias do nosso Mimoso do Sul e não poderia encerrar sem dizer o quanto EU AMO MIMOSO!