Natureza, diversão e arte! Vem aí o Festival Ambiental e Cultural das Montanhas Capixabas – edição especial Pedra Azul. De 24 a 27 de outubro, a região ganha uma programação gratuita e multilinguagem, com shows de Alceu Valença, André Prando e uma agenda repleta de atividades que unem sustentabilidade, cultura, ecoesportes e educação ambiental.

Todas essas ações acontecem no coração da Mata Atlântica capixaba. A abertura oficial é na Reserva Ambiental Águia Branca, uma área protegida com 2225 hectares que se abre para práticas de yoga ao ar livre, trilhas ecológicas para alunos da rede pública de ensino, observação de aves e um workshop de meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão.

Já a Vila de São Paulinho, que fica localizada no km 09 da rota turística Caminho das Flores (rodovia ES-164), vai receber as tão aguardadas atrações de música e dança, entre elas o show de Alceu Valença e André Prando no sábado (26), a partir das 19h00. O músico pernambucano sobe ao palco do festival com o espetáculo Estação da Luz, formado pelos grandes sucessos do cantor e compositor, de Tropicana a Anunciação. André Prando, que se apresentou recentemente no palco do Rock in Rio, traz o repertório do novo disco, Voador.

“Amo a natureza, sei que Alceu tem uma paixão intensa e de contato diário com a natureza também. Fazer e curtir música em meio à natureza é muito bom”, conta Prando, que revela também ser um grande fã da música de Alceu Valença: “ouço quase que diariamente, tenho vários LPs, já fiz tributos, já regravei, já esteve no repertório de turnê. É um guru pra mim.”

Já no domingo (27), a partir das 13 horas, as tradições regionais estarão representadas em espetáculos que vão das danças típicas alemãs e italianas à moda de viola. Para encerrar o festival, às 19 horas o público assiste ao grupo AMMOR – A Maravilhosa e Mágica Orquestra de Rua, do maestro Eduardo Lucas.

“As atividades foram pensadas com foco na integração de diversas linguagens e na valorização da cultura local, desde as atrações aos fornecedores contratados. Acreditamos na pluralidade da região e estamos ansiosos para ver isso tudo acontecer!”, destaca Thiago Ferrari, diretor do Instituto O Canal, realizador do evento.

A diversidade das Montanhas Capixabas também é representada na identidade visual do evento, que traz como pássaro-símbolo a saíra-apunhalada (Nemosia rourei). A pequena ave, que tem cerca de dez centímetros, vive no alto de florestas da Mata Atlântica e só é encontrada na região – sendo considerada uma das aves mais raras do mundo e categorizada como criticamente ameaçada de extinção.

Multilinguagem

O Festival Ambiental e Cultural das Montanhas Capixabas – edição especial Pedra Azul também traz atividades de ecoesportes, educação ambiental e ações com foco na economia da região. No domingo (27), a Corrida Verde e o Passeio Ciclístico saem, respectivamente, do Parque Pedra Azul e Reserva Águia Branca, e apostam em trajetos que exaltam as belezas da região, passando pela famosa Rota do Lagarto.

No Quadrado de São Paulinho, lugar conhecido pelo turismo gastronômico, a programação contempla atividades para crianças, com circo e teatro, além de uma feira orgânica e artesanal contendo produtos da região, e apresentações musicais.

Por fim, outro lugar que recebe atrações é a Fjordland, com atividades de pintura ao ar livre e cinema ambiental para crianças das escolas públicas da região. O local também irá discutir o saneamento nas cabeceiras do Rio Jucu durante o Fórum da Água e Agricultura Sustentável, com participação de órgãos do governo do estado, Ibama, SOS Mata Atlântica e sociedade civil.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, aponta a importância do evento e do Fórum da Água e Agricultura Sustentável para o Espírito Santo: “Nós precisamos, cada vez mais, aliar a luta e o debate para a preservação do nosso meio ambiente. O evento é fundamental por debater e gerar ações propositivas para a manutenção do que temos e para a recuperação do que foi degradado. Tudo isso resulta na melhoria da qualidade de vida das pessoas e, hoje, o meio ambiente preservado é um dos maiores ativos para incrementar o fluxo turístico, o que significa geração de emprego e renda para os destinos que tenham suas características preservadas.”

O Festival Ambiental e Cultural das Montanhas Capixabas conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Grupo Águia Branca; apoio da Reserva Águia Branca, Prefeitura de Domingos Martins, Prefeitura de Vargem Alta, Associação Turística de Pedra Azul, IBAMA, IEMA, SEBRAE e Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Secretaria de Estado do Meio Ambiente; parceria de SOS Mata Atlântica, Amoaves, AME-ES e Instituto Últimos Refúgios; promoção de TV Gazeta ES; a realização é do Instituto O Canal.

Para mais informações, acompanhe nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelo site www.festivaldasmontanhas.com.

Programação

QUINTA | 24.10

[Reserva Águia Branca]

08h Trilha ecológica #1*

09h Abertura Solene*

13h Trilha ecológica #2*

*Os itens sinalizados são restritos a público convidado

SEXTA | 25.10

[Reserva Águia Branca]

08h Trilha ecológica #3*

13h Trilha ecológica #4*

*Os itens sinalizados são restritos a público convidado

[Fjordland]

08h Pintura e cerâmica ao ar livre #1*

13h Pintura e cerâmica ao ar livre #2*

15h Cine ambiental*

*Os itens sinalizados são restritos a público convidado

[Quadrado]

18h Feira Orgânica e Artesanal

19h Música com Gustavo Vervloet

SÁBADO | 26.10

[Reserva Águia Branca]

5h45 Observação de Aves*

08h Yoga ao ar livre

08h Workshop Meliponicultura*

*Os itens sinalizados são restritos a público convidado

[Quadrado]

08h Feira Orgânica

10h Música: Sophia Marins – The Voice Kids

15h Intervenção Circense com Peps Cividans

[Fjordland]

15h Fórum da Água e Agricultura Sustentável

[São Paulinho]

18h – 22h Food Park

18h Abertura | Palco São Paulinho

DJ Zappie

Show André Prando

Gruppo Folkloristico Pietra Azzurra

Show Alceu Valença

DOMINGO | 27.10

[Parque Pedra Azul]

07h Largada: Corrida Verde

[Reserva Águia Branca]

08h Largada – Passeio ciclístico

[Quadrado]

08h Feira Orgânica e Artesanal

10h Teatro: O Jogo do Lixo – ou – O Jogo da Reciclagem | Grupo HB de Teatro

[São Paulinho]

13h – 21h Food Park

13h Abertura | Palco São Paulinho

13h Dança: Sempre avanti 26

13h30 Coral: Sol da manhã 45

14h Dança: Blütenblätter Tal

15h Música: Maria Eduarda Delpupo

15h30 Dança: Bergfreunde

16h30 Música: Trio Strada Moda de Viola

17h Dança: Hügelmänner Plattler

17h30 Música: DJ Zappie

18h Música: AMMOR – A Maravilhosa e Mágica Orquestra de Rua

Fonte: Da Hora ES