O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estabeleceu um Acordo de Cooperação Mútua com a Prefeitura de Cariacica. Por meio deste acordo, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderá oferecer às suas agroindústrias incluídas no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) um número determinado de análises laboratoriais custeadas pelo instituto tanto de seus produtos quanto da água de abastecimento.

A assinatura ocorreu em evento realizado nas dependências de uma das agroindústrias do município. Durante o encontro, o SIM entregou os certificados de inclusão no Susaf/ES a duas empresas: a Laticínios Mochuara e a Sítio Um Sonho a Mais, ambas produtoras de derivados de leite. Cariacica foi o sétimo município a conquistar a equivalência para adesão ao sistema.

Além do diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, e da subgerente de Registro e Fiscalização de Agroindústria do Idaf, Karen Poltronieri, participaram do encontro o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho; o vice-prefeito, Nilton Basílio Teixeira; e o secretário de Agricultura do município, Antônio Carlos Diniz; os vereadores Amarildo Araújo e Jorge da Rocha Cardoso; e representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), todos do município de Cariacica.


Sobre o Susaf/ES

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Para mais informações, acesse o link: https://idaf.es.gov.br/susaf

Texto: David A. Monteiro