Você sabe o que são alimentos termogênicos e que eles podem te ajudar a emagrecer?

Os alimentos termogênicos são aqueles que, em sua composição, possuem princípios ativos, chamados de fitoquímicos, substâncias que realizam a termogênese, ou seja, atuam no sistema nervoso central, aumentando a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e estimulando o gasto de energia. 

A nutricionista Cleide Kriger explica que com a ingestão desse tipo de alimento, há um aumento na temperatura corporal o que acelera o metabolismo e possibilita o aumento da queima de gordura. Esses alimentos também podem provocar um aumento na sensação de saciedade. 

Que alimentos são esses?

De acordo com a especialista, entre os alimentos termogênicos estão:

>> Pimenta vermelha; 

>> Chá verde; 

>> Canela; 

>> Gengibre; 

>> Chá de hibisco;

>> Água

>> Alimentos com ômega 3 (peixes e oleaginosas). 

Porém, a nutricionista alerta: “Não é todo mundo pode abusar desse tipo de alimento”. De acordo com Kriger, pessoas com hipertireoidismo podem sofrer com perda de massa muscular, uma vez que seu metabolismo já é elevado. Além disso, crianças, gestantes e pessoas com hipertensão devem evitar esses alimentos, pois pode acontecer um aumento da pressão arterial.

“É preciso lembrar que para ajudar na perda de peso é importante ter uma avaliação nutricional, manter a rotina com uma dieta regrada e praticar atividades físicas”, destaca a especialista.