Telefônicas, bancos, financeiras, concessionária de água e plano de saúde participam, na próxima semana, do mutirão de negociação de dívidas organizado pelo Procon de Cachoeiro.

Os consumidores que desejem firmar acordos para regularizar seus débitos com as 14 empresas participantes devem buscar atendimento de quarta (06) até sexta-feira (08), das 9h às 16h, na estrutura montada na Praça Jerônimo Monteiro, Centro.

Para facilitar a negociação, o Procon orienta os consumidores a levarem Carteira de Identidade, CPF e documentos que comprovem a dívida.

Ao término de cada atendimento, um servidor do Procon verificará o respectivo termo de acordo, aferindo leitura e orientando ou não o consumidor a finalizá-lo. Após o atendimento, o servidor assinará o respectivo termo com o colaborador da empresa e o consumidor.

Público estimado de 5 mil pessoas

Segundo o coordenador do Procon de Cachoeiro, Rogério Athayde, a expectativa é que 5 mil pessoas participem do mutirão que ocorre em época bastante propícia para o consumidor que queira limpar o nome, pois é época de recebimento de 13º salário e muitos querem recuperar o crédito antes das festas de fim de ano.

“As empresas farão propostas diferenciadas, assim, valerá a pena o consumidor procurar o mutirão para regularizar a sua situação”, frisa o coordenador. “No ato de negociação, os consumidores devem saber que quanto maior o valor para pagamento à vista menores serão os juros”, recomenda.

Consulta de CPF

Além da participação das 14 empresas, haverá no evento consulta ao banco de dados da Câmara de Dirigentes Logistas de Cachoeiro sobre situação de CPF.

Empresas confirmadas e regras de atendimento:

1-VIVO
Senha: 25 gerais e 5 preferenciais
Atendimento será voltado a pessoa física. Não será possível fazer renegociação para os contratos de celular para o qual haja negociação em andamento, com parcelas ainda pendentes de serem geradas.

Além de negociação, as solicitações abaixo poderão ser atendidas de forma imediata:
– Mudanças de plano – móvel e fixa;
– Emissão de 2ª via de fatura;
– Adequações de plano (com exceção de planos antigos que não constam mais no portfólio, caso o consumidor queira, estes serão substituídos por planos novos e mais vantajosos);
– Cobranças indevidas;
– Cancelamentos (pessoa física);
– Mudança de número (fixa e móvel – desde que seja para um número novo e que não esteja sendo utilizado por outro consumidor);
– Acréscimo/exclusão de pacotes de telefonia móvel e fixa;
– Cancelamento de interatividade (telefonia móvel);
– Mudança de data de vencimento das faturas;
– Alteração de endereço de cobrança (móvel – desde que conste cadastrado junto a ECT).

2- CLARO/EMBRATEL
Senhas: 15 gerais e 5 preferenciais
O foco será renegociação de dívida, porém, os clientes que buscarem demais demandas poderão registrar um protocolo de atendimento para receber retorno por telefone em, no máximo, 5 dias úteis.

3-BANDES
Senhas: 15 gerais e 5 preferenciais
Renegociação de contratos urbanos e rurais.

4- AVISTA
Senhas: 52 gerais e 8 preferenciais.
Para dívidas com até 30 dias de atraso, haverá descontos a partir de 10 %. Acima de 360 dias de atraso, desconto máximo de 90%.

5- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Senhas: 68 gerais e 12 preferenciais
Renegociação de dívidas de empréstimos, financiamentos e cartão de crédito. Negociação de dívida com mais 90 dias de atraso.

6- CREFISA
Senhas: 15 gerais e 5 preferenciais

7- ITAÚ UNIBANCO
Senhas 30 normais e 10 prioritárias

8- DACASA
32 gerais e 08 preferenciais
Observações atendimento: os atendimentos serão todos para atrasos acima de 61 (sessenta e um) dias.

9- OI TELEMAR

Senhas: 25 gerais e 5 preferenciais.
O atendimento será feito por um servidor do Procon que preencherá o termo da OI que será encaminhado posteriormente à empresa. O prazo para análise e retorno será de 15 dias.
Observações do atendimento: somente casos de negociação de dívidas que estejam abertas há mais de 90 dias. Não serão atendidas dívidas de pessoas jurídicas.

10-BRADESCO
Senhas: 40 gerais e 10 preferenciais
Observações atendimento: Atenderão cartões de crédito visa, Mastercard, Amex, Bradescard, Casas Bahia, cartões C&A e outros. Não farão atendimentos referentes à crédito imobiliário, rural, finame e crédito com garantia real.

11- BANESTES
Senhas: 65 gerais e 10 preferenciais
Observações do atendimento:
As operações passíveis de negociação no evento são vinculadas à pessoa física com atraso superior a 60 dias, incluindo cartão de crédito Banescard e Visa; cheque especial;
créditos pessoais (empréstimos); adiantamento de 13° salário; restituição de Imposto de Renda; microcrédito / Nossocrédito.

12-BRK AMBIENTAL
Senhas: 33 gerais e 7 preferenciais
Observações atendimento: irá atender somente dívidas e irregularidades, em que não farão solicitações de serviços e verificações de consumo ou falta de água etc. Não farão reparcelamento em cima de parcelamentos realizados ano passado.

13- BANCO DO BRASIL
Senhas: 24 gerais e 6 preferenciais
Farão atendimentos de todas as negociações que constem em nossa plataforma de atendimento, sendo que crédito rural, em sua grande maioria, depende da intervenção da agência detentora da operação.
Só não atenderá dívidas cedidas à empresa Ativos S.A, cujo atendimento é prestado pela própria empresa através de 0800.

14- UNIMED
Senhas: 10 gerais e 2 preferenciais
Observações de atendimento: na negociação das pendências financeiras de clientes e ex-clientes, não será feita a reativação de contrato – somente a quitação da pendência financeira.

Não oferecerá segunda via de boleto, receberá valor em dinheiro, apenas em crédito ou débito; negociações com cheques, serão realizadas mediante termo de acordo, sendo que o mesmo terá que comparecer na central de atendimento da Unimed até a data estipulada, apresentando o termo com os cheques e efetivando a negociação.

15- BANCO DE DADOS CDL – CONSULTAS CPF