Cálculo leva em conta a distância percorrida pelo resíduo e aparecimento em outras praias, mas pode mudar em função das correntes marítimas do Sul da Bahia. Manchas de óleo já chegaram a praias de Porto Seguro (BA)

Após a chegada das manchas de óleo a praias de Porto Seguro, município mais ao Sul da Bahia atingido pelo problema, autoridades estimam que o litoral do Espírito Santo deve ser afetado em 5 ou 6 dias. O cálculo leva em conta a distância percorrida pelo resíduo e aparecimento em outras praias.

No último dia 29, por exemplo, foi registrada a presença do produto nas praias de Belmonte, localizadas a cerca de 70 quilômetros, em linha reta, das praias de Porto Seguro. São em torno de 35 quilômetros percorridos em um dia.

Outro exemplo vem da tabela de localidades atingidas, divulgada pelo Ibama. No dia 23 de outubro o último registro foi na cidade de Acuípe, em Ilhéus. Oito dias depois temos o avistamento das manchas, nesta quinta-feira (31), em Porto Seguro, a uma distância em linha reta de cerca de 220 quilômetros, em torno de 35 quilômetros por dia.

A praia de Itaúnas, em Conceição da Barra, está localizada a cerca de 230 quilômetros (em linha reta) de Porto Seguro. E pode ser a primeira a sofrer o impacto das manchas de óleo. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já sinalizou que o alerta para acionar o plano de ação emergencial ocorrerá quando as manchas forem avistadas em Caravelas, na Bahia, que está a 93 quilômetros de distância (em linha reta) de Itaúnas.