O vereador de Anchieta, Tássio Brunoro (MDB), solicitou à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente a elaboração de um plano de ação para que as ações sejam imediatas na contenção das manchas de óleo que atingiram o Nordeste brasileiro, e já alcançou diversas praias no Norte capixaba, caso cheguem ao município de Anchieta. A proposta foi encaminhada na Sessão do dia 4 de novembro por meio da Indicação nº 792/2019.

“Fui informado de que agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta, Defesa Civil e Salvamar participaram de capacitação oferecida pelas equipes do Ibama, ICMBio e IEMA, junto ao Comitê Estadual de Monitoramento do Óleo. Destaco que é de extrema importância, neste momento, a transparência das informações e o envolvimento da sociedade, uma vez que as ações precisam ser muito rápidas caso este óleo chegue em nossas praias. Além do turismo, temos em Anchieta uma biodiversidade riquíssima e um verdadeiro berçário de várias espécies marinhas – como é o caso do nosso manguezal e das áreas de desova de tartarugas. Tudo isto precisa ser preservado e a resposta rápida das autoridades nos dará melhores condições de conter potenciais estragos.” – disse o vereador.

É importante ressaltar que a medida proposta é preventiva, não havendo até o momento nenhum relato de que as manchas tenham alcançado as praias do sul do Estado do Espírito Santo. Entretanto, especialistas já manifestaram que acreditam que óleo chega às praias do Rio nos próximos dias, conforme matéria divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Portal Exame. Sendo assim, a vigilância precisa ser redobrada e diária em nossas praias, concluiu Tássio.