Redação Capixaba
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Há oito anos, desde que desembarcou no Brasil, a Black Friday vem movimentando, não só a última sexta-feira do mês de novembro, mas o mês inteiro.

Para a próxima edição, no dia 29 de novembro, a Federação do Comércio do Espirito Santo (Fecomércio-ES) estima uma alta entre 10 e 15% em relação ao ano passado, dependendo do segmento.

Vale ressaltar que, no ano de 2018, o mês de novembro registrou uma alta de 10,7% nas vendas em relação ao mesmo mês em 2017.

Segundo a Federação, a liquidação é mais uma oportunidade para o comércio estimular as vendas e fechar o ano positivo.

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o empresário do comércio capixaba está mais confiante para esse final de ano e iniciativas como essa são importantes para promover as vendas.

“Gradativamente, o mercado de trabalho formal tem apresentado avanços no Estado, assim como a intenção de consumo das famílias, o que cria um ambiente de boas expectativas”, disse.

Segmentos 

Dentre as categorias mais impactadas, estão as de eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia celular e informática. No entanto, de forma geral, todos os segmentos acabam sendo influenciados pelo ambiente de descontos.

Apesar da proximidade com o Natal, a promoção não representa grande ameaça para as vendas de dezembro já que, majoritariamente, é usada para compras de uso próprio e produtos mais específicos, segundo a Federação.

Uma pesquisa feita pelo Google, em parceria com a consultoria Provokers, realizada em todo o Brasil, mostrou que o consumidor deverá comprar tanto em lojas físicas quanto na internet.

Esse ano haverá uma maior integração entre os canais físicos e digitais, pois, além de uma maior adesão de lojas físicas ao evento, a opção de comprar pela internet e retirar na loja foi aprovada pelos consumidores, pois elimina o valor cobrado pelo frete. O consumidor também já entendeu que a Black Friday não é só digital, mas também física.

As promoções devem acontecer durante todo o mês de novembro, o que corresponde à expectativa dos consumidores: 76% dos entrevistados entendem que o período de promoções se estende ao longo do mês de novembro. Os números da pesquisa também mostraram que 69% deles já sabem o que pretendem comprar.