Entretanto, segundo a Marinha, neste domingo não havia nenhuma praia com óleo, já que todos os pontos já haviam sido limpos

Os fragmentos de óleo que atingiram diversas praias do nordeste brasileiro e chegaram ao Espírito Santo há pouco mais de uma semana já foram vistos em 37 pontos de 14 praias no litoral capixaba. A informação é do último boletim divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entretanto, segundo a Marinha do Brasil, neste domingo (17) não havia nenhuma praia com óleo, já que todos os pontos onde houve avistamento da poluição já haviam sido limpos.

Na última quinta-feira (14) foram encontrados fragmentos de óleo na praia de Jacaraípe, na Serra. O material foi encaminhado para análise, cujo resultado ainda não saiu. Por isso, oficialmente a Marinha só confirma avistamento de óleo até praias de Aracruz.

Caso os fragmentos encontrados em Jacaraípe sejam realmente do mesmo material que contaminou o litoral nordestino, seria o primeiro avistamento do material na Grande Vitória.

“Em Serra, apareceram algumas pelotas que aparentemente guardam relação, mas também ainda não temos a análise do laudo. Oficialmente nós temos confirmação até Aracruz, mas podemos considerar a Serra junto”, afirmou o comandante Silvio, da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

Camburi

Na última sexta-feira (15), voluntários de um projeto que visa a limpeza das praias encontraram fragmentos de óleo na Praia de Camburi, em Vitória. A Marinha, no entanto, também não confirma se esse material é do mesmo tipo da poluição que vem contaminando praias do nordeste e do litoral norte capixaba. Essa resposta, segundo o comandante Silvio, só será possível com resultado de análise na amostra recebida pela Marinha no sábado.

“No sábado, no final da tarde, recebemos essa amostra e essa amostra foi encaminhada para análise no Rio de Janeiro, no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Então, por enquanto, não podemos nem confirmar nem eliminar esse fato. Devido à quantidade de amostras que estão sendo encaminhadas para lá, existe uma fila, mas eu acredito que não deva demorar muito. Acho que já para esta semana devemos ter uma resposta. O fato é que as nossas equipes passaram a intensificar as buscas aqui no município de Vitória, a partir desse fato, e, desde então, nada mais foi encontrado nas praias de Vitória”, frisou.

Monitoramento

Ao todo, mais de 300 homens da Marinha estão no trabalho de monitoramento de praias capixabas desde o primeiro avistamento de óleo no estado, no último dia 7. São 150 homens em dois navios patrulha e mais 164 militares nas praias entre Conceição da Barra e Guarapari. Eles monitoram e ajudam as equipes das prefeituras na limpeza.

“As equipes estão reforçando o trabalho das prefeituras, auxiliando no monitoramento e, caso algo seja encontrado, essa própria equipe de monitoramento pode limpar. Se for algo maior, vai receber um reforço para isso. Mas, graças a Deus, até agora nada apareceu aqui em Vitória e Vila Velha”, ressaltou o comandante da Capitania dos Portos.

A Marinha orienta que, ao avistar óleo em uma praia qualquer, a pessoa pode ligar para o número 185. A ligação é gratuita.

Com informações do repórter Laércio Campos