As mulheres já são quase a metade dos donos de pequenos negócios no Estado. Uma pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) revelou que 49% dos Microempreendedores Individuais (MEI) locais são mulheres.

O total de MEI no Estado é de 221.911, segundo o levantamento mais recente feito em junho deste ano. Com uma renda média de R$ 4.006, 98% das empreendedoras decidiram trabalhar na fabricação de artigos do vestuário; 96,6% com serviços domésticos e 96,2% em atividades de tratamento de beleza.

E que mais elas podem fazer para seguir se destacando no mundo dos negócios? “É preciso saber se posicionar de forma estratégica, conhecer o mundo online, saber se comunicar e fazer bem seu marketing. A empreendedora de sucesso empreende nela mesma! Além disso, aprende a gerenciar a vida equilibrando prioridades”, recomendou a administradora e especialista em Empreendedorismo Feminino Kássia Salazar, também Representante Institucional do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).

Ainda de acordo com ela, as mulheres empresárias precisam estar alerta para algumas dificuldades que atrapalham a gestão do seu próprio negócio.

“A carência de autoconfiança e coragem de se posicionar no mercado são alguns dos fatores limitantes. As capixabas no comando de uma empresa precisam melhorar autoestima e o foco. Além disso, é necessário saber exatamente os pontos fracos e fortes, bem como, os talentos que a diferenciam das demais no mercado”, finalizou.