Há mais de uma semana com chuvas diárias, os capixabas se perguntam quando o sol voltará a aparecer

Quando a chuva vai dar uma trégua no Espírito Santo? Essa é a pergunta que o capixaba se faz diariamente há mais de uma semana. E a resposta não é nada animadora para aqueles que esperam por dias de sol. As previsões meteorológicas para os próximos dias permanecem com tempo fechado, chuvoso e contínuo. O atenuante é que a força e intensidade tendem a diminuir.

“Ainda continua. Até o dia 24 a gente tem indicativo de chuva. Na sexta (22), deve cair uma pancada boa à tarde e, na madrugada do dia 24, isso pode se repetir. Essas condições são mais para a Região Metropolitana (Grande Vitória), mas no interior não muda muito. Essa instabilidade deve se manter. Apenas na terça-feira (26) a nebulosidade pode perder força, mas há o risco de ter mais chuvas. O capixaba pode esperar por mais chuva”, pontuou.

EXPLICAÇÃO PARA A CHUVA “SEM FIM”

O que explica tanta chuva? Esse é outro questionamento que a população do ES faz. A meteorologista explicou que há uma forte nebulosidade estacionada sobre o Estado e com grande volume de água. Essa combinação favorece os temporais como os observados nesta quarta-feira (20) em toda a Grande Vitória e também no interior.

Este é o panorama indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Pelo menos até domingo, dia 24, o cenário de chuvas ao longo do dia dificilmente se alterará. O panorama apenas deve ter uma melhora, com possibilidade de sol na próxima terça-feira (26), ainda assim, com risco de pancadas de chuva, disse a meteorologista do instituto, Marlene Leal.

ACUMULADO

A sequência de chuvas de fato impressiona. De Norte a Sul do Estado, municípios registram elevados índices pluviométricos e algumas já superaram em uma semana de chuva o esperado para o mês, como dito pela meteorologista.