Hemocentros do ES tendem a ter baixa de estoque no fim do ano

Os hemocentros regionais trabalham com estoque ideal para cinco dias.

A doação de sangue é um ato simples e rápido, mas de muita solidariedade humana. Entre o final e o início do ano, muitas pessoas deixam de doar e os estoques de bolsas de sangue registram baixa nos Hemocentros de todo o Estado. A hematologista capixaba Alessandra Prezoti ressalta que na segunda-feira (25), comemora-se em todo Brasil o Dia do Doador Voluntário de Sangue. 

“A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador”, conta.

Quem pode doar sangue

É necessário ter entre 16 e 69 anos, com duas restrições: os menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis legais. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e ter um bom estado de saúde.

O interessado deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 últimas horas e ter se alimentado. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação.

Dra. Alessandra passa algumas recomendações para o dia da doação. “No dia da doação de sangue, o candidato deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, ele passará por uma triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura”, explica a especialista. O intervalo entre as doações varia de acordo com o sexo. As mulheres podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação total e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses e os homens podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação total e outra, até no máximo quatro vezes por ano.

Realizações do Hemocentro 

Para comemorar esta data, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) e os hemocentros regionais em todo estado prepararam uma semana especial com ações e músicas.

No Hemoes, em Vitória, serão dois dias animados com músicas, ações e convidados especiais, a fim de fazer ainda mais especial o dia daqueles que se propõem ajudar ao próximo de forma voluntária e altruísta.

A música fica por conta da banda Herança Negra e do cantor Gabriel Felipe. Gabriel canta na segunda-feira (25), a partir das 10h. Já a banda Herança Negra toca na segunda-feira, às 15h e na terça-feira (26), às 9h30. Ainda na terça, a partir das 8h, o Hemoes recebe a presença dos super-heróis doadores de sangue.

Interior

No hemocentro regional de São Mateus, os doadores também terão um dia animado, com café da manhã, brincadeiras, ações comemorativas e palestras educativas. Em Linhares, será servido um café da manhã para os doadores.

Em Colatina, o hemocentro terá programação especial durante toda semana. Segundo o coordenador da unidade, José Carlos Tosato Júnior, a expectativa é positiva. “Todos doadores de sangue têm a mesma importância e contamos com ações estratégicas, como a desta semana, para que consigamos atender, de forma satisfatória, os nossos hospitais e as hemorredes. Esperamos a participação e que as doações contemplem todos os tipos sanguíneos”, disse.

Reforço para os sorotipos positivo e negativo do sangue tipo O

Sabe-se da importância das doações do sangue O negativo por ser considerado o “doador universal”, isto é, que pode ser doado para todos os tipos sanguíneos. Para comemorar a data tão importante, o Hemoes de Vitória também quer chamar a atenção para a doação do sangue O positivo.

A diretora técnica do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, lembra que o Hemoes e os hemocentros regionais trabalham com estoque ideal para cinco dias. No caso das bolsas de O+, o ideal são 163 bolsas para o período, mas no último dia 18, o estoque era de 116 bolsas. Em relação ao O-, o ideal são 26 bolsas para cinco dias, muito diferente das 7 bolsas do dia 18.

“Os grupos O negativo e O positivo são os tipos mais demandados e para que consigamos atingir nossas metas de estoque com eficiência precisamos que o doador de sangue seja um doador regular, que venha ao Hemoes pelo menos duas vezes ao ano”, explicou Rachel Lacourt.

Seja um doador

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Confira onde doar sangue

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes): Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).

– Unidade de Coleta à Distância da Serra: Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro do doador encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

– Hemocentro de Linhares: Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

– Hemocentro Regional de Colatina: Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

– Hemocentro Regional de São Mateus: Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).