Os eleitores do município terão mais tempo para ir até Cartório Eleitoral fazer cadastramento biométrico. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 9h às 18h

O recadastramento biométrico obrigatório em Cachoeiro de Itapemirim foi prorrogado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), até o dia 7 de dezembro. O eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral do município, localizado no bairro Amarelo, portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

Em Cachoeiro, 64,78% dos eleitores compareceram ao cartório, segundo dados atualizados desta segunda-feira (25). Dos 139.092 eleitores com título ativo, 90.107 já passaram pela biometria obrigatória. No cartório do município são 50 atendentes por dia.

O atendimento no Cartório Eleitoral é realizado de segunda a sábado, das 9h às 18h. Aqueles que já possuem o título de eleitor do respectivo município com a expressão ‘Identificação Biométrica’, localizada no canto superior direito do documento, não precisa comparecer ao Cartório

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público. 

LOCAIS

Para fazer o procedimento, os eleitores de Cachoeiro podem procurar o cartório da 2ª Zona Eleitoral, localizado na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, 381, bairro Amarelo.