A poluição dos rios, um dos grandes problemas da atualidade, vem sendo solucionada com soluções simples, como o tratamento de esgoto residencial com o uso de fossas septicas. Com o uso das fossas septicas, centenas de famílias mimosenses já estão melhorando a qualidade de sua água e trazendo mais saúde para todos.

Segundo o voluntário da Fundação Banco do Brasil, entidade parceira do projeto, Airton Coimbra, “a Comunidade da Reserva, localizada em Conceição do Muqui, Mimoso do Sul (ES) já é a terceira beneficiada no município com esse tipo de projeto. Foi identificado que um grande sonho da comunidade é poder voltar a utilizar a água do rio que corta a região, inclusive para banho e lazer. O local possui uma linda cachoeira, abandonada desde que o rio ficou contaminado pelo esgoto. A ação também fortalece o associativismo e eleva a autoestima da população local.”

Com a implementação do projeto da Fundação Banco do Brasil, a Comunidade da Reserva dá um importante passo para seu desenvolvimento local, abrindo portas para novas ações a serem desenvolvidas por sua associação em busca de soluções que tragam melhorias na qualidade de vida dos moradores.