A secretaria de Turismo de Itapemirim, em parceria com a de Meio Ambiente, (Semma) divulgou nesta sexta-feira (27), dois roteiros para visitas monitoradas a serem realizadas em janeiro. São eles: a Rota Turística Ambiental e a trilha Mãe D’água. Os passeios ocorrerão nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de janeiro de 2020 e 04, 11, 18 e 25/01 e 01/02/2020, respectivamente. Os ônibus sairão da praça de Itaipava, às 8h30.

Segundo o coordenador de rotas monitoradas, Fábio Ferreira Macina, às sextas-feiras serão visitadas a Lagoa Guanandy, Fazenda Velha (fábrica de doces caseiros), Bom Será (bordados) e Usina Paineiras, finalizando no Horto Municipal. Aos sábados será realizada a trilha Mãe D’água, na lagoa do Gomes, rota ainda não explorada, sendo a primeira visita no dia 04 de janeiro.

Fábio destaca que haverá intervalo para almoço, numa churrascaria da comunidade de Garrafão: “as inscrições, bem como o passeio, são gratuitos, mas o almoço deverá ser custeado pelo visitante. As inscrições deverão ser feitas presencialmente no Centro de Informações Turísticas (CITI), localizado na praia de Itaoca, onde o interessado assina um Termo de Compromisso”.

Outra informação transmitida pelo condutor das visitas guiadas é que há 44 vagas para cada passeio, sendo que “o ônibus é equipado para atender também os cadeirantes”, destaca o monitor.

Durante o trajeto uma equipe de servidores fará explanações sobre o contexto histórico, cultural e ambiental de Itapemirim. Na usina de beneficiamento do açúcar e do álcool, engenheiros também abordam a importância da empresa para a economia do município.