As obras vão ser realizadas pela concessionária ECO 101

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, usou uma rede social para anunciar a duplicação de 22,7 quilômetros da BR 101, no trecho entre Guarapari e Anchieta. A obra é de responsabilidade da ECO 101, concessionária responsável pela via. Segundo a postagem, o investimento será de R$ 100 milhões, e as obras vão gerar 500 empregos diretos e 500 indiretos. 

A duplicação, que era uma reivindicação dos usuários da pista,  já constava no contrato firmado entre a concessionária e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  A concessionária afirma que a duplicação irá proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, e começa ainda neste mês.

De acordo com diretor-superintendente da Eco101, Carlos Eduardo Xisto, entre os meses de março e abril, haverá mobilização de equipes e a montagem do canteiro de obras e no final de maio iniciam os serviços de terraplanagem, fase em que são realizadas as movimentações de terra para construção da nova pista.

“Após a conclusão das obras de duplicação, todo o trecho contará com duas faixas para cada sentido, separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto. Com a duplicação deste trecho, a concessionária construirá 2 novas interseções. A primeira delas será próxima ao km 354 em Anchieta, permitindo os movimentos de acesso ao bairro Jabaquara e conexão à rodovia estadual ES-146, que permite o acesso às praias de Anchieta, Ubu e ao Porto da Samarco. A segunda interseção será no km 357,7 também em Anchieta, dando acesso ao município de Alfredo Chaves pela rodovia estadual ES-146”, explicou o diretor.