Após 244 dias preso, a Justiça mandou soltar o ex-secretário de desenvolvimento econômico de Presidente Kennedy, José Augusto Rodrigues de Paiva, marido da prefeita afastada do município, Amanda Quinta Rangel (sem partido). Ele foi liberado na noite desta terça-feira (07) do presídio de Viana, onde cumpria prisão preventiva desde 08 de maio do ano passado, quando foi preso na operação Rubi, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MP-ES).

De acordo com o advogado Altamiro Thadeu, que o representa, José Augusto teria deixado o Centro de Detenção Provisória de Viana II entre as 20h30 e as 21 horas desta terça.

Ele é suspeito de integrar um esquema de fraude em licitações de limpeza e recebimento de propina no município, junto com a prefeita afastada e mais cinco pessoas, segundo o MP-ES. Durante o flagrante, em meio a uma reunião na casa de Amanda e José Augusto, uma mochila com R$ 33 mil foi apreendida pelos agentes que atuavam na Operação Rubi, que investiga fraudes em licitações para contratação de empresa de limpeza pública nos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes, Piúma e Jaguaré. O caso tramita sob sigilo de justiça.