Profecia de anos se torna realidade, e personagem cumpre seu destino na série

A temporada final de Vikings é uma de grandes mudanças, tanto para os guerreiros quanto para o mundo em que vivem. Esse é o foco do sexto episódio, que balança toda vida dos personagens.

[Cuidado! Spoilers do S06E06 de Vikings abaixo]

Há anos a série é acompanhada pela sombra de um evento trágico: a morte de Lagertha (Katheryn Winnick). O fim da escudeira é previsto pelo Seer desde a terceira temporada, que mais tarde afirmou que o responsável seria um filho de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel). Agora, finalmente, a profecia foi cumprida – mas não como os fãs esperavam. Com todo o conflito entre descendentes, o público tomou como certeza que Ivar, o Desossado (Alex Hogh Andersen) daria o golpe fatal. O que aconteceu, por outro lado, é muito mais complicado – e interessante – do que isso.

Death and the Serpent” abre focado no arco da escudeira, prestes a ter sua vila atacada pelos bandidos liderados por White Hair (Kieran O’Reilly). Mesmo com anos de experiência em combate, ao invés de depender unicamente da força de seu pequeno exército, Lagertha não hesita em recorrer à uma boa armadilha. Assim, as guerreiras eliminam vários dos atacantes sem sequer serem vistas por eles, usando um labirinto de madeira para os encurralar e incendiá-los. O líder, por sua vez, não é tão afetado, e destrói muitas das combatentes com brutalidade impressionante. É um episódio com cenas de ação muito bem comandadas, ainda que em menor escala do que as batalhas que a série andou mostrando.

Quando Lagertha encontra White Hair sozinho, os dois se enfrentam num combate agressivo. A cena já indica que algo tenso está para acontecer só pela forma que é conduzida, com planos mais longos e mais estáveis que o normal (pelos padrões da série), e também pela ausência de trilha, com um silêncio que realmente enfatiza o peso de cada golpe. E a personagem leva vários, especialmente um nas costas que a faz perder o fôlego – e é justamente ali que começa o fim de sua jornada. A guerreira se recupera, e usa o restante de seu escudo destruído para matar seu oponente, mas o dano já foi causado. Caso morresse ali, teria facilmente a morte principal mais honrada de toda a série: não só ela liderou seu exército para uma vitória quase impossível, como também partiria para Valhalla como uma lutadora derrubada em combate, cercada por outras que se inspirariam em suas lendas. Mas, querendo amarrar o começo e fim de sua trajetória, ela decide usar o pouco de forças que tem para retornar ao lugar onde tudo começou: Kattegat.

A série então dá uma virada ainda mais dramática ao evento, e utiliza uma das subtramas que vêm correndo em paralelo na temporada. A paranoia de Hvitserk (Marco Ilso), causada pelos atos horrendos de Ivar, até então não tinha sido muito bem utilizada. O garoto apenas vagava pela cidade com constante medo de encontrar o irmão que lhe causou tanta dor, e buscando refúgio na bebida. Agora, isso é trazido para o arco principal. Hvitserk passa todo o episódio tomado pela ideia de que Ivar está prestes a retornar para Kattegat. Durante uma noite chuvosa, o jovem fica violento e parte determinado a encerrar a disputa fraternal. Quando encontra Lagertha se rastejando pelos portões da cidade, ainda mais ferida após cair do cavalo, ele alucina e vê uma enorme serpente negra, que jura ser o Desossado. É assim que se cumpre a profecia do Seer: um filho de Ragnar esfaqueando Lagertha sem ao menos saber o que está fazendo. É um toque bastante trágico para se despedir de uma das poucas personagens originais que chegou tão longe, mas um que casa com o que a série passou anos construindo. Não é a toa que as últimas palavras de Lagertha não são de raiva ou indignação, mas de aceitação e perdão pelos atos impulsivos do rapaz.

Vikings é transmitida pelo canal pago Fox Premium todas as quintas, às 23h. Os episódios inéditos também são lançados no Fox App.