Três pessoas morreram no município de Iconha. Em Alfredo Chaves, duas pessoas morreram soterradas no distrito de Cachoeirinhas e uma morte foi registrada no distrito de Recreio. Além disso, uma pessoa ficou ferida

Um novo balanço divulgado na manhã deste domingo (19), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social estadual, informou que seis pessoas morreram, 220 estão desalojadas, 178 desabrigadas e uma pessoa ficou ferida devido à forte chuva que atinge a região Sul do Espírito Santo desde a última sexta-feira(17).

Três pessoas morreram no município de Iconha. Em Alfredo Chaves, onde foi registrado o maior volume de chuvas no sábado (249,4 milímetros nas últimas 24 horas), duas pessoas morreram soterradas no distrito de Cachoeirinhas e uma morte foi registrada no distrito de Recreio. Além disso, uma pessoa ficou ferida e até o momento não foi informado o estado de saúde dela.

Ainda de acordo com informações do boletim, a cidade de Vargem Alta, na região sul-serrana, decretou situação de emergência.

>>Principais ocorrências:

ICONHA

Caminhão Frigorífero em Bom Destino foi arrastado pelas águas. A passarela da Jolivan desabou completamente e o Hospital Danilo Monteiro de Castro inundado até o segundo pavimento, sem informação de vítimas. Centro de Iconha alagado com cerca de um metro de água. Carros e árvores arrastados pela correnteza. As pontes de “Bacatori” na localidade de Mesa Grande e do Paganini no Centro de Iconha colapsaram. Uma ponte em Duas Barras também teria caído, mas a informação não foi confirmada. A Defesa Civil Estadual interditou duas edificações com risco estrutural. Além disso, houve um desmoronamento de uma edificação próximo ao rio. (sem confirmação de vítimas)

ALFREDO CHAVES

Soterramento de uma residência no distrito Cachoeirinhas, sentido Matilde, 2 óbitos, 1 vítima resgatada com fratura. Barreiras caíram na localidade de São Marcos. No distrito de Recreio, movimento de massa, uma residência foi atingida. Pontos de alagamento em todo município, exceto no centro. Colapso da ponte cap. Feliciano Garcia liga o centro da cidade ao bairro Imigrante.

BR-101

Movimento de massa na BR 101- Km 434, via segue parcialmente interditada.

BR-262

Movimento de massa próximo ao Km 78, via segue parcialmente interditada.

VARGEM ALTA

Vários pontos de alagamento, o maquinário da prefeitura foi danificado pelas chuvas. Sem comunicação, sem água potável, sem energia.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Movimento de massa de parte do talude próximo a residências.

ANCHIETA

Rompimento do Dique de Limeira, localizado entre Limeira e Jabaquara, provocou inundação em parte do distrito, deixando vinte família desabrigadas. Devido à chuva intensa uma casa ficou destelhada no Bairro de Maembá e deixou uma família desalojada. Outra família ficou desalojada no distrito de Alto Pongal e foi atendida pela assistência social do município.

CASTELO

Estradas interditadas devido movimento de massa nos acessos ao patrimônio do Ouro, Córrego da Prata, Ipê, São Cristóvão, Apeninos e Pedregulho. A defesa civil municipal providenciou a limpeza e liberação das vias.  O acesso a localidade de Ubá está interditado e a localidade permanece sem energia.

Fonte: COMPDEC 18/01/2020.

Risco de Movimento de Massa – Alfredo Chaves -Alto

Risco de Movimento de Massa – Vargem Alta – Alto

Risco Hidrológico – Vargem Alta – Alto

Risco Hidrológico – Alfredo Chaves – Alto

Risco de Movimento de Massa – Muqui – Moderado

Risco Hidrológico – Piúma – Moderado

Risco Hidrológico – Anchieta – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Marechal Floriano – Moderado

Risco Hidrológico – Rio Novo do Sul – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Anchieta – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Rio Novo do Sul – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Mimoso do Sul – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Cachoeiro de Itapemirim – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Domingos Martins – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Castelo – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Conceição do Castelo – Moderado

17 287 Risco de Movimento de Massa – Afonso Cláudio – Moderado

>>Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em:

RIO NOVO DO SUL 8

AFONSO CLÁUDIO 7.37

ALEGRE 7

PANÇAS 6.88

ARACRUZ 6.8

SÃO DOMINGOS DO NORTE 5.72

CASTELO 28.52

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 13.19

GUARAPARI 10.4

*Os demais municípios com registro de acumulado de chuva inferior a 50 mm. FONTE: CEMADEN

>>Governo estadual

Foto: Reprodução/ Governo do ES

O governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, acompanhou na manhã de sábado, no município de Iconha, o trabalho das equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros na assistência às pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Casagrande afirmou que o governo vai dar apoio ao município e às pessoas afetadas.

“No primeiro momento, vamos dar suporte a quem precisa de abrigo. Vamos ofertar água potável, alimento, materiais de higiene pessoal, colchões e medicamentos. Muitas casas estão sem água, então vamos disponibilizar caminhões-pipa e a Cesan [Companhia Espírito Santense de Saneamento] vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 [EcoRodovias] para que possam ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados”, disse, em nota.

Pelas redes sociais, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou: “Avisei ao governador que o presidente @jairbolsonaro oferece toda ajuda necessária à população capixaba.”

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há previsão de pancadas de chuva em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana, da Grande Vitória, Nordeste e Noroeste do estado, neste domingo (19).