Além disso, foram levados, pela tripulação do Harpia 8, medicados para as comunidades que estão sem acesso terrestre. No município, 2.365 pessoas foram afetadas pela chuva

Nesta quarta-feira (22), famílias da comunidade de Alto Pombal, que estão isoladas por causa das chuvas em Vargem Alta, receberam ajuda da tripulação do Harpia 8 do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), que levou comida e medicamentos para os moradores do local.

A Prefeitura do município segue com os trabalhos de limpeza e desobstrução das estradas. No município, há 1.020 pessoas desalojadas, 58 desabrigadas. Ao todo, 757 famílias foram atingidas, um total de 2.365 pessoas afetadas com a chuva.

A equipe de engenharia da Prefeitura segue com o trabalho de vistoria nas comunidades afetadas, averiguando pontes e casas atingidas. Os moradores estão ajudando as equipes para agilizar o trabalho.

Várias comunidades ainda estão isoladas. Na tarde da última terça-feira (21), o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de pessoas idosas na comunidade de São Júlio, em Guiomar. Foram feitas tentativas com a aeronave, mas o local não permitia acesso, e o resgate foi por via terrestre.

Funcionários do SAAE de Vargem Alta seguem trabalhando para restabelecer o sistema de abastecimento de água nas comunidades de Vila Esperança e Ayd.

O município segue recebendo doações de várias partes do Espírito Santo. No momento, ainda é necessária a doação de água potável, colchão, roupa de cama e material de limpeza e higiene pessoal.

No distrito de Jaciguá, um dos mais atingidos em Vargem Alta, os moradores tentam retomar a rotina.