Nesta quarta-feira (22), o Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro, localizado no bairro Coronel Borges, recebeu a visita de um grupo de 29 crianças assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Zumbi.

Na visita, as crianças, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos relacionados às áreas de Ciência e de Física, de forma lúdica. Uma instrutora acompanhou-as, dando-lhes explicações e, entusiasmadas e curiosas, elas puderam se divertir com os mais de 20 equipamentos interativos do museu.

Entre as atrações do museu estão equipamentos como o “gyrotec”, que simula a ausência de gravidade; o “fogão solar”; a “sombra congelada”; o “buraco negro”; o “teste de nervos” e a “pilha humana”. As visitas são monitoradas por profissionais preparados para receber grupos.

Na próxima terça-feira (28), será a vez das crianças atendidas pelo Cras do bairro Village da Luz visitarem o museu.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso a informações e conhecimentos que poderão contribuir para crescimento cognitivo e social dessas crianças. Por isso, ações como essas precisam ser valorizadas”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.

Visitação

O Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro está localizado em um casarão da rua Moreira (bairro Independência, ao lado da antiga fábrica de cimento) e fica aberto à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O local costuma receber alunos de escolas públicas e particulares de Cachoeiro e de municípios vizinhos, bem como organizações diversas, como grupos da terceira idade.

A visitação de grupos deve ser agendada, previamente, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), responsável pelo espaço, por meio do telefone 3155-5243 ou pelo e-mail semdec.gabinete@cachoeiro.es.gov.br.

“O museu é um ótimo lugar para colocar em prática conhecimentos aprendidos em sala de aula, em matérias como física e química. Por isso, todos estão convidados para conhecer este espaço tão importante na aquisição de conhecimento”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.