O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, assinou na última quinta-feira (30), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção de um muro de contenção da maré em parte da orla da Praia Central, no trecho que compreende o bairro Vila Samarco. A solenidade ocorreu na praça da Vila Samarco e contou com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e moradores da região.

De acordo com informações da Secretaria de Insfraestrutura, no local será edificado um muro de contenção com 410 metros de extensão, semelhante ao executado na Ponta dos Castelhanos. Além do muro, será realizado a reconstrução do calçadão a pavimentação de parte do trecho da avenida Beira Mar.

O morador do bairro, Francisco Neto, conhecido como Chicão, teve oportunidade de falar durante a solenidade. Ele agradeceu o empenho da prefeitura pela realização da obra. “Esse muro é de grande valor para a comunidade. Estamos gratos com isso, será essencial para a segurança de nosso bairro”, disse.

Para o prefeito, além de trazer segurança para os moradores da região, vai trazer beleza ao local, já que serão feitas várias intervenções na orla da Praia Central. “É uma obra necessária, assim como foi no trecho da Ponta dos Castelhanos. Com essa obra iremos completar as melhorias que estamos realizando na orla da Praia Central”, lembrou Petri, que também aproveitou para mencionar sobre diversas obras em andamento no município.

“Estamos com várias obras em andamento e outras que já estão prontas para serem entregues. Em 2017, quando assumimos a gestão, não imaginaríamos que iríamos conseguir tantos feitos. Os dois primeiros anos foram para organizar a casa e captar recursos para podermos trazer desenvolvimento para o nosso município”, disse.

A empresa vencedora do processo licitatório, que edificará a obra é a Mafra Construtora Eireli ME. O valor da obra, que será executada com recursos próprios do município, é de R$ 2.241.274,91. O prazo de execução é de 240 dias.

Obras na Praia Central

Os serviços de revitalização da orla da Praia Central já começaram. Estão inclusos nessa intervenção a reconstrução de 1.190 metros do calçadão e a revitalização de um trecho de 300 metros, onde haverá melhorias na iluminação, chuveiros públicos, instalação de bancos, academia popular, jardinagem entre outras melhorias.

A obra foi dividida em duas etapas.  A reconstrução do calçadão, que já foi iniciada, contempla 1.190 metros de extensão. A outra parte é a revitalização do trecho que compreende da ponte Cônego Barros até a altura da agência do Banestes. Essa última etapa será iniciada após o verão, a fim de não atrapalhar o trânsito durante a alta temporada.

O investimento total é de cerca de R$ 1 milhão com recursos próprios do município. A empresa EFG Construtora, vencedora do processo licitatório, tem prazo de 180 dias para entregar a obra.