Deputados federais e estaduais, senadores e vereadores voltam às atividades nesta segunda-feira. As negociações e conversas para definir pré-candidaturas, mudanças de partidos e apoios devem ganhar ainda mais força a partir de agora.

Até porque..

Os partidos e os pré-candidatos têm que cumprir uma série de prazos nos próximos meses.

Janela partidária

Os vereadores têm entre 5 de março e 3 de abril  para mudar de partido sem incorrer em infidelidade partidária. É o caso do vereador de Vitória Roberto Martins (PTB), que já confirmou que vai para a Rede. Este ano, os deputados não terão essa oportunidade, apesar de alguns já terem sinalizado a possibilidade de migrar. O deputado estadual Marcelo Santos (PDT), por exemplo, demonstrou insatisfação com a atual legenda e não descartou a possibilidade de ir para o Podemos.

Novas legendas

No dia 4 de abril, seis meses antes do pleito, esgota-se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições. O Aliança pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro, está na corrida contra o tempo para conseguir participar das eleições deste ano.

Convenções e registros

As convenções partidárias devem ser realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto para a escolha dos candidatos. Já os registros de candidaturas podem ser protocolados na Justiça Eleitoral, por meio da internet, até o dia 14 de agosto. Por meio físico, os requerimentos devem ser protocolados até dia 15. A previsão é que a Justiça Eleitoral receba 500 mil registros.

Pré-candidatos 

Na Ales, por enquanto, são mais de 10 pré-candidatos às prefeituras. Para Vitória aparecem nomes como Capitão Assumção (PSL), Gandini (Cidadania) e Sérgio Mageski (PSB). Em Vila Velha, Danilo Bahiense (PSL), Hércules Silveira (MDB) e Hudson Leal (Republicanos). Na Serra, Alexandre Xambinho (Rede), Lorenzo Pazolini (Sem partido) e Vandinho Leite (PSDB). Em Cariacica, Marcelo Santos (PDT) e em Guarapari, Carlos Von (Avante).

Pré-candidatos II

Dentre os deputados federais, aparecem nomes como Amaro Neto (Republicanos) para Vitória, Norma Ayub (DEM) para Marataízes e Ted Conti (PSB) para Vila Velha. Sérgio Vidigal (PDT) ainda não anunciou a pré-candidatura à prefeitura da Serra, que é dada como certa nos bastidores.

Luana Damasceno