Implementado no Espírito Santo no início de janeiro deste ano, o novo Sistema de Informação em Saúde (e-SUS VS), da Secretaria da Saúde, já totalizou mais de 10 mil notificações de doenças e agravos de notificação compulsória. Até o início da tarde desta sexta-feira (07), o sistema apresentava cerca de 10.230 notificações em todo o Estado.

Segundo o superintendente de Saúde, Luiz Carlos Reblin, a redução de tempo de resposta é um das pontos positivos que o e-SUS VS traz. “São mais de dez mil notificações e isso mostra que o sistema está implantado nos municípios capixabas, atingindo o objetivo que buscamos, a de realizar a notificação no lugar onde está tendo o atendimento ao paciente e, além disso, conseguir acabar com o papel, a forma antiga de notificar”, explicou Reblin.

Para a gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Kelly Areal, os dados são também uma resposta da adesão ao serviço de saúde pelos municípios. “Eles compreenderam que é um sistema mais qualificado que o anterior e a melhoria que traz”, disse.

Ainda de acordo com Kelly Areal, as capacitações que vinham ocorrendo ao longo do segundo semestre de 2019 nos municípios, para o aperfeiçoamento do uso da nova plataforma, seguem em curso, mas com dinâmica própria. “Cada regional de saúde se organiza dependendo da necessidade de cada município. As capacitações para a área técnica são feitas a partir das atualizações do sistema”, informou.

Nesta sexta-feira (7), segundo a gerente da Vigilância em Saúde, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) foi palco para a capacitação sobre Tuberculose, com a participação das referências técnicas municipais nessa doença.