Médicos, enfermeiros e profissionais da atenção básica do município, de média e alta complexidade, participam da capacitação

Mesmo não tendo casos suspeitos do coronavírus em Itapemirim, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, realizou, nesta segunda-feira (10), capacitação para todos os médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde sobre o fluxograma de Atendimento aos casos suspeitos da doença.

A iniciativa faz parte do plano preventivo do município e a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itapemirim, Wlly Rocha, explicou sobre o atendimento e definição de casos suspeitos.

“O coronavírus é uma doença global e não temos a certeza se ela vai chegar ou não ao município, por isso, a importância de se antecipar. Itapemirim é uma cidade que recebe muitos turistas, e o caminho é a prevenção, por meio do conhecimento. Desta forma, conseguimos, em caso de necessidade, ter um diagnóstico diferenciado”, disse.

“A ideia é preparar os profissionais da área de saúde para lidar com assuntos relacionados ao vírus”, completa. O treinamento incluiu informações como situação epidemiológica, manejo clínico, biossegurança, dúvidas sobre o coronavírus e recomendações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).