Orientar sobre a formulação dos planos de trabalho para captação de recursos junto ao Governo Federal em casos de desastres naturais. Esse foi o objetivo de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), em Cachoeiro, entre representantes da Defesa Civil Nacional e municípios do Espírito Santo atingidos pelas chuvas de janeiro.

O encontro, organizado pela Defesa Civil Estadual, aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), localizado no bairro Gandu, contando com a participação de representantes das coordenações de Defesa Civil de 20 cidades capixabas.

“Nesse encontro, nossa intenção foi fazer um alinhamento de orientações aos municípios sobre como devem fazer as solicitações, pois é necessário que eles entendam a legislação e o que podemos ou não aprovar. Nosso intuito foi explicar como é o processo, a parte técnica e os detalhes – como, por exemplo, os registros fotográficos das ocorrências, que, caso não sejam bem representadas, podem atrasar as solicitações”, explica a representante da Defesa Civil Nacional, Sofia Campos.

“A Defesa Civil Nacional tem um rito próprio para fazer a liberação dos recursos, pois existe uma legislação específica a ser seguida. Por isso, é muito importante a vinda deles, porque pudemos sanar dúvidas sobre como montar o plano, como produzir os relatórios de diagnósticos, quais são os erros mais comuns e como evitá-los”, afirma o major Fábio Maurício Pereira, chefe do Departamento de Correção e Reconstrução da Defesa Civil Estadual.

Ele ainda ressalta que, com as explicações e correções, o tempo necessário de aprovação para recebimento dos recursos pode ser reduzido. “Essas informações visam melhorar a nossa eficiência na busca por esse auxílio”, completa.

O coordenador do órgão de proteção civil do município de Vargem Alta, Nilson Reis, garante que o encontro forneceu esclarecimentos significativos, que ajudarão na restauração da cidade, bastante atingida pelas chuvas. “Foi uma reunião importante. Muitas das nossas dúvidas foram respondidas, e isso vai ajudar na elaboração do plano de reconstrução do nosso município”.

Presente na reunião, o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, coronel Francisco Inácio Daroz, comenta que “com as orientações recebidas, o trabalho na elaboração do plano de reestruturação de Cachoeiro será ainda mais eficiente. Esta foi uma reunião importantíssima, que nos apontou detalhes que ajudarão a ganhar tempo para captar os recursos dos quais precisamos”.

Além da consultoria, os representantes da Defesa Civil Nacional se reunirão, individualmente, com os órgãos de defesa dos municípios afetados, para explicar as orientações específicas que serão direcionadas conforme a situação de cada cidade.