Uma turma do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro de Itapemirim, teve as aulas suspensas nesta quarta-feira (19) por causa da suspeita de que uma estudante estivesse contaminada com coronavírus. A jovem voltou da China dia 15 de fevereiro, depois que a doença já tinha matado milhares no país e infectado mais de 50 mil pessoas.

O caso foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que informou que a adolescente passou por exames e garantiu que o resultado deu negativo para o coronavírus.

A Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim se reuniu com o Ifes na tarde de ontem (19) e as aulas serão retomadas normalmente nesta quinta-feira (20).

Ao fim da tarde de quarta (19), após a reunião, a assessoria do Ifes encaminhou uma nota ao Hoje ES informando como procederá:

“A gestão do  Ifes – Campus Cachoeiro havia solicitado à orientações ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, do Governo do Estado. Em resposta, o Centro informou que “a aluna não está doente de qualquer sintoma respiratório, até a data de hoje, portanto não tem clínica respiratória” e, portanto, “não deve ficar de quarentena porque está assintomática, sendo assim, pode frequentar as aulas normalmente”.  Ainda de acordo com a recomendação do Centro, as medidas de controle para todos os pacientes confirmados, através de consulta médica, com quadro de Virose Respiratória, e que estejam em ambiente coletivo são as seguintes: lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel para higiene das mãos, manter o ambiente coletivo limpo com uso de materiais de limpeza adequados ao local, manter ventilação adequada ao local.”