Segundo vizinhos, a mulher saiu de casa para curtir o Carnaval.

A criança de um ano e nove meses, que foi deixada sozinha em casa durante quatro dias, permanece internada no Hospital e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. A bebê foi encontrada por vizinhos, com sinais de desnutrição. O caso aconteceu no bairro Cidade da Barra, em Vila Velha, na última quarta-feira (26).

Depois de ser localizada, a mãe da criança foi levada para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuada por abandono de incapaz, com agravante de ser parente da vítima. A mulher foi encaminhada ao Centro de Triagem de Viana, onde vai passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (27). 

A audiência de custódia vai determinar se a mulher segue presa em Viana, ou se será transferida para o presídio feminino de Bubu, em Cariacica. A conselheira tutelar que está a frente do caso informou que a criança vai passar por exames nesta quinta-feira, de acordo com a equipe médica. 

O caso foi encaminhado para a Vara da Infância do Ministério Público do Espírito Santo. 

O caso

A criança de um ano e nove meses foi encontrada por vizinhos, dentro da casa em que mora com a mãe. As testemunhas acionaram a Polícia Militar, que fez contato com o Conselho Tutelar da região. De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência de abandono, a bebê estava sozinha há cerca de quatro dias. Ela estava suja e com sinais de desnutrição.

Para os policiais, a mãe disse que saiu para procurar uma casa para alugar. Entretanto, não soube explicar o motivo de ter deixado a filha sozinha. Segundo vizinhos, a mulher saiu de casa para curtir o Carnaval.