Nos próximos dias, os funcionários do hospital vão passar por um treinamento mais detalhados sobre a doença, e também para orientar a população sobre cuidados

O Espírito Santo ainda não tem nenhum caso confirmado de Coronavírus, mas a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim já se prepara para receber e identificar casos suspeitos da doença. O hospital segue o protocolo do Ministério da Saúde e os profissionais já foram orientados de como proceder nesse tipo de situação.

Segundo a médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Nathália Luzorio, nos próximos dias haverá um treinamento mais detalhado para os profissionais que atuam no hospital.

A especialista também orienta a população a tomar alguns cuidados para evitar a transmissão, tanto do Coronavírus como outro tipo de vírus que pode ocasionar outras doenças. “Lavar sempre as mãos com água e sabão é uma dica simples que pode evitar o contágio. O álcool gel também pode ser utilizado para a higienização”, explica.

Sintomas

Os sintomas do Coronavírus são febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, as pessoas com infecção podem não ter sintoma ou apresentar um quadro semelhante a um resfriado comum, até pneumonia e insuficiência respiratória.

A infectologista, no entanto, explica que como os sintomas são parecidos com outras doenças, somente pessoas que tenham feito viagem para países com registro da contaminação podem ser suspeitas da doença. A infecção é diagnosticada apenas com exames laboratoriais específicos.