Chuva forte no último sábado deixou ruas alagadas em Alfredo Chaves e Iconha, moradores da região estão em estado de atenção

O Inmet, Instituto Nacional de Meterologia emitiu um alerta neste domingo (1)  de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta vale até às 8h da segunda-feira (2).

O Incaper também emitiu alerta de ‘estado de observação’  devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas ocasionalmente moderadas a fortes, que podem resultar em acumulados expressivos ao longo do período em alguns trechos do Estado. 

Sul em alerta

As cidades de Alfredo Chaves e Iconha, no Sul do Espírito Santo estão em alerta por conta das chuvas que atingem os municípios neste final de semana.

No final da tarde de sábado (29), o rio Iconha chegou a subir quase quatro metros acima do nível normal. Durante a noite o nível de água começou a baixar, mas segundo a Defesa Civil, o alerta permanece, e o rio continua bem cheio, com pelo menos dois metros acima do nível normal.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma ponte na localidade de Campinho, que já estava prejudicada desde as últimas chuvas de janeiro, voltou a apresentar problemas na cabeceira e está interditada. A cidade também registrou quedas de barreiras, mas sem vítimas.

Em Alfredo Chaves, a Defesa Civil informou que os moradores também continuam em alerta. Algumas ruas dos bairros Ouro Branco e Macrina chegaram a ficar alagadas no sábado (29), mas a noite o nível de água já havia baixado.

O rio Benevente, que corta a cidade chegou a subir três metros acima do normal, mas apesar da apreensão, nenhuma ocorrência grave foi registrada no município.