‘Talvez esteja sendo potencializado até por questões econômicas’, disse o presidente em discurso à comunidade brasileira em Miami. Nesta segunda, OMS disse que ‘ameaça de pandemia é real’.

O presidente Jair Bolsonaro disse em Miami nesta segunda-feira (9) que o “poder destruidor” do coronavírus “está sendo superdimensionado”, “talvez (…) por questões econômicas”.

Bolsonaro abordou o tema ao discursar sobre a situação da economia brasileira em um evento organizado por pastores evangélicos em Miami:

“Os números vêm demonstrando que o Brasil começou a se arrumar em sua economia. Obviamente, os números de hoje têm a ver, a queda drástica da Bolsa de Valores do Brasil, no mundo todo, tem a ver com o preço do petróleo, que desabou, se eu não me engano, 30%.”

O presidente, então, citou o coronavírus, sem deixar claro se estava se referindo à situação econômica ou ao impacto à saúde:

“Tem a questão do coronavírus também que, no meu entender, está sendo superdimensionado o poder destruidor desse vírus. Então talvez esteja sendo potencializado até por questões econômicas”, afirmou, sem especificar.

Foi a primeira vez que Bolsonaro falou em público sobre a epidemia do coronavírus no mundo. Na sexta-feira, ele havia feito pronunciamento na TV dizendo não haver razão para pânicoHá 30 casos confirmados no Brasil, 25 dos quais confirmados pelo Ministério da Saúde e cinco pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro.