A partir desta terça-feira (24), a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) será realizada, em Cachoeiro, em 32 unidades básicas de saúde (UBS) e na Ilha da Luz. O horário se mantém de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas UBS; e das 8h às 12h, na Ilha da Luz.

Os outros três locais que serviram como pontos de vacinação nesta segunda-feira (23) – escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), praça Jerônimo Monteiro e Parque de Exposições do Aeroporto – não receberão mais a campanha de imunização. O objetivo é organizar melhor a vacinação de pacientes dentro do carro (drive thru), realizada com sucesso no primeiro dia de campanha.

Assim, na Ilha da Luz haverá duas filas a partir desta terça, sendo uma para carros e outra para pacientes que chegarem a pé. Nas unidades de saúde dos bairros, não haverá vacinação por drive thru. Em todos os espaços, porém, há monitores organizando as filas e orientando os usuários a manter o distanciamento social mínimo, de forma a combater a propagação do novo coronavírus.

Outra opção é marcar o dia e horário da vacinação por meio do site agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Há dez unidades básicas de saúde no município que permitem a marcação pela internet.

Caso o usuário esteja gripado, com febre ou com sintomas respiratórios, é indicado que não procure a unidade de saúde neste momento para se vacinar. É necessário aguardar os 14 dias de isolamento respiratório para, em seguida, fazer a vacinação. Na próxima semana, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) farão atendimentos domiciliares.

“O primeiro dia de campanha foi muito bem-sucedido. A procura foi grande, as pessoas têm consciência da necessidade da imunização, mas também estão conscientes dos perigos das aglomerações e respeitando o distanciamento. Pedimos a todos os que forem se vacinar, que se atentem às datas, sem pânico. Todos serão atendidos. Procure a unidade de saúde mais próxima e evite grandes deslocamentos”, comenta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Antecipação e divisão por etapas

A vacinação contra influenza, que tem como foco o público idoso, foi antecipada pelo governo federal devido à pandemia do novo coronavírus. A dose contra a gripe não imuniza a população contra o Covid-19, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

Serão três etapas. A primeira, iniciada nesta segunda-feira, abrange idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa começará no dia 16 de abril e incluirá professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais.

A terceira etapa se dará a partir do dia 9 de maio, compreendendo crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; adolescentes e jovens do sistema socioeducativo; presidiários e funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Sem vacinação no PPG

A vacina contra gripe não será disponibilizada na sala de vacinação do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas. Trata-se de uma medida de prevenção para os idosos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, uma vez que o PPG é um dos locais que fazem parte do fluxograma de atendimento de casos suspeitos da doença.

Vacinas de rotina suspensas

Por recomendação do Ministério da Saúde e da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão suspensas as vacinas de rotina a partir desta segunda (23) até 15 de abril, em todas as unidades de saúde e na Sala de Vacinas do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes.

Essa medida se faz necessária em virtude das ações preventivas em relação ao coronavírus.

Serão mantidos os serviços de vacinação antirrábica e dos casos de tétano acidental em ferimentos, na UPA do Marbrasa e no PPG, por se tratarem de casos de urgência.

Confira os locais de vacinação:

Pavilhão da Ilha da Luz
UBS Abelardo Machado
UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Aquidaban
UBS BNH de Cima
UBS BNH de Baixo
UBS IBC
UBS Otton Marins
UBS São Luiz Gonzaga
UBS União
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Coramara
UBS Valão
UBS Gilson Carone
UBS Novo Parque
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Paraíso

Interior

UBS Conduru
UBS Itaoca
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos

A vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas UBS; e das das 8h às 12h, na Ilha Luz.

Obs.: A vacinação ocorrerá uma vez por semana nas UBS que não possuem sala de vacina: Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Recanto, Vila Rica, Coutinho, São Vicente, Monte Verde e Gironda.

Orientações de prevenção ao novo coronavírus:

– Lavar as mãos, frequentemente, por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar, regularmente, o ambiente e mantê-lo ventilado.