Até a noite deste domingo (12), quando foi divulgado o boletim mais recente, 14 óbitos foram confirmados

Com 430 casos confirmados no Novo Coronavírus no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prevê que o número de registros da doença aumentem muito nos próximos dias. Até a noite de domingo (12), quando foi divulgado o boletim mais recente, 14 óbitos foram confirmados.

De acordo com o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, o momento é de manter e intensificar o isolamento social. “Os casos acontecem ao nosso lado e os casos vão aumentar muito a partir desta semana. Tem muito vírus circulando. Não é o momento de parar o isolamento social. Não está tudo bem. É preciso permanecer em casa porque nessa semana, especialmente, e na próxima nós vamos ter um aumento significativo de casos”, disse.

Reblin ainda informou que pelo número de casos em investigação, são esperados uma grande proporção de confirmações ainda nesta semana. “Nós temos mais 1.500 casos em investigação. Se nós aplicarmos 30% de positividade, nós teremos pelo menos mais 400 a 500 casos, algo em torno disso essa semana”.

A fala do subsecretário foi citada enquanto ele comentava sobre a divulgação de dados descritos por bairros das cidades capixabas. Os três bairros do Espírito Santo com maior número de registros do Novo Coronavírus representam mais de 20% do total de casos confirmados no Estado. Jardim Camburi, em Vitória, lidera o ranking, com 38 casos, seguido de Itapuã e Praia da Costa, em Vila Velha, com 22 e 17 casos respectivamente.

Para Reblin, o número registrado nos bairros que lideram o ranking são naturais, pois são bairros populosos da Grande Vitória. “O intuito maior dessa divulgação, na verdade, não está voltada para o sistema de saúde. Ela está voltada para a população, que precisa compreender que o vírus não está circulando na cidade ou no estado. [A doença] está circulando no seu no seu bairro, perto da rua. Então, os cuidados precisam ser intensificados, não apenas nesses bairros, mas em todos eles”, ressaltou.

O subsecretário ainda explicou que a evolução da proporção de casos confirmados também aumentou. No início, 10% dos casos eram positivos, ou seja, de cada 100 testes, 10 davam positivos. Isso foi aumentando e na semana passada testamos de cada 100 casos, 20 deram positivos. Depois já pulamos para 30. O nosso aumento se dá nesta nessa proporção”.

O número de casos confirmados da covid-19 no Espírito Santo chegou a 430. Segundo a Sesa, deste total, 41 pacientes já estão curados, 308 estão em isolamento residencial e 67 estão internados, sendo 44 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além dos 14 óbitos confirmados, sete seguem em investigação.