Em reunião na Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, neste sábado (02), no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande anunciou uma nova atualização do Mapa de Gestão de Risco, cuja matriz de risco leva em consideração também a taxa de disponibilidade de leitos de UTI no Espírito Santo, além do coeficiente de casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) por município. As medidas qualificadas de prevenção à pandemia têm validade até o dia 10 de maio.

Com base nos dados mais recentes da Secretaria da Saúde (Sesa) e no estudo realizado pelo Centro de Comando e Controle (CCC) da Covid-19, o município de Bom Jesus do Norte foi reclassificado para o grupo de Risco Moderado. Outros três municípios (Guaçuí, Marataízes e Presidente Kennedy) saíram de Risco Baixo para Risco Moderado, com base no novo coeficiente de incidência no Estado (69 casos confirmados em relação a 100 mil habitantes).

Ao todo, o Espírito Santo tem sete municípios enquadrados no Risco Alto (Alfredo Chaves, Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), 16 em Risco Moderado (Aracruz, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Ibiraçu, Marataízes, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante) e outros 55 seguem com o Risco Baixo.

Atividades comerciais

Em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais nos municípios classificados como Risco Alto, o governador Casagrande anunciou que será permitida a comercialização de itens considerados não essenciais, desde que não haja a abertura das lojas ao público. Desta forma, os consumidores poderão agendar a retirada dos produtos. No caso dos centros comerciais (shopping centers) poderá ser feita a comercialização por meio do sistema de drive-thru. Já havia sido permitida a venda de produtos mediante entrega (delivery).

Casagrande anunciou também a distribuição de um milhão de máscaras para a população da Grande Vitória que utiliza o transporte coletivo a partir desta segunda-feira (04).

Fonte: Governo ES