Presidente da Casa disse que sessões acontecerão de forma híbrida a partir de semana que vem e que serviços à população ainda não serão liberados

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Erick Musso, anunciou no início da noite desta segunda-feira (11) que as atividades presenciais na Casa retornam na semana que vem. As sessões acontecerão de forma híbrida e os serviços ao cidadão continuam suspensos.

“Acabo de anunciar o retorno gradual dos trabalhos da Assembleia Legislativa a partir de semana que vem. Sem o funcionamento dos serviços da Assembleia Cidadã e sem a entrada de visitantes, por enquanto. As sessões ocorrerão de forma híbrida (presencial + online)”, escreveu Erick em sua conta no Twitter.

Sobre a sessão híbrida, deverá funcionar da seguinte forma: Os deputados poderão participar tanto em plenário como de casa. A tendência é de que os deputados que fazem parte do grupo de risco, como os que têm mais de 70 anos como Hércules Silveira, Theodorico Ferraço, Enivaldo dos Anjos e José Esmeraldo, fiquem em home office. Os demais devem participar de forma presencial. Mas a forma de participação ainda será definida.

O presidente disse que está estudando junto com a Procuradoria da Casa uma série de normas para reabertura gradual da Assembleia. Entre as medidas que podem ser adotadas estão limite do número de servidores por gabinete e horário reduzido do expediente. Uma das decisões já tomadas é que não será permitido, nesse primeiro momento, o atendimento ao público nos serviços prestados como emissão de carteira de identidade, atendimentos na Procuradoria da Mulher e no Procon da Assembleia.

As novas normas deverão também contemplar a adoção de medidas de prevenção, como uso de máscaras e álcool gel. Servidores idosos e que tenham comorbidades comprovadas também terão tratamento diferenciado e os detalhes ainda serão definidos.

Segundo Erick, uma decisão de retornar com as atividades presenciais vai ao encontro das medidas de flexibilização adotadas pelo governador Renato Casangrande, que em decreto determinou a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira (11). 

O parlamentar também informou que, na próxima semana, deverá realizar uma reunião com a participação de todos os deputados. O objetivo é discutir  medidas de contingenciamento que todos os Poderes e órgãos públicos deverão adotar. “Preciso do apoio de todos os deputados”, afirmou.