O presidente Jair Bolsonaro voltou a se pronunciar nesta quinta-feira (28) sobre a operação da Polícia Federal que, na quarta (27), cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresários e blogueiros que apoiam o governo. O ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes dentro do inquérito que investiga ataques contra a corte, o financiamento e a disseminação de informações falsas na internet.

Bolsonaro criticou fortemente a operação e, em um dos momentos de sua fala, disse que “as coisas têm um limite”. Na sequência, sem citar nomes, o presidente usou um palavrão para dizer que não vai mais admitir “atitude de certas pessoas, individuais”.

“Acabou, porra! Me desculpem o desabafo. Acabou! Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas individuais, tomando de forma quase que pessoal certas ações.”

Na fala desta quinta, Bolsonaro começou dizendo que a liberdade de expressão é “algo sagrado” e que a mídia tradicional e as redes sociais precisam conviver.

Em seguida, o presidente afirmou que o processo no STF, que ficou conhecido como “inquérito das fake news”, que atinge aliados seus, foi criado “em cima de um factóide”. Ele se refere à informação de que existe na Presidência da República um “gabinete do ódio”, responsável por produzir ataques na internet contra desafetos do presidente e de sua família.

“Dizer a vocês que inventaram o nome do gabinete do ódio, alguns acreditaram e outros foram além: abrir processo no tocante a isso. Não pode um processo começar em cima de um factoide. Em cima de uma fake news. Respeitamos os demais poderes, mas não abrimos mão que nos respeitem também.”

Bolsonaro afirmou que, na operação de quarta, a PF invadiu “casas de pessoas inocentes, submetendo-as a humilhações perante esposas e filhos”. Segundo o presidente, o que ocorreu “é inadmissível”. Ele disse esperar que providências sejam tomadas para corrigir a ação.

“Todos nós, em nossos poderes, temos aquelas pessoas que extrapolam. Comigo, quando acontece, eu tomo a providência, espero que o mesmo aconteça com os demais poderes”.