O estudo é uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus

A partir desta segunda-feira (22), até a próxima quarta (24), acontece a última fase do inquérito sorológico, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) em 19 municípios capixabas. Nesta quarta etapa, a meta é que cerca de seis mil pessoas participem da pesquisa.

O estudo é uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus. Seguindo a metodologia das etapas anteriores, as equipes de pesquisadores visitarão residências nos municípios selecionados.

Participam desta quarta etapa os municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

Para esta etapa, serão acrescidos mais oito setores censitários que serão distribuídos em Cariacica, Vila Velha e Serra. Essa novidade visa também ampliar a estratégia de testagem à população que vive em regiões de menor infraestrutura. “Queremos entender também se há fatores de prevalência de um bairro para outro e se as diversas condições de moradias existentes podem estar associadas a prevalência da Covid-19”, explicou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Resultados

No último dia 13 de junho, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou os resultados da terceira etapa do Inquérito Sorológico. Nesta etapa, foram realizadas 6.349 testagens entre a população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores.

O estudo apontou uma prevalência de 7,36% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 295.773 pessoas no Estado que tiveram contato com o vírus.

A estimativa populacional mais que triplicou comparada aos resultados da primeira etapa do Inquérito Sorológico, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, que apontou a prevalência de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado. Na segunda etapa a prevalência foi de foi de 5,14% da população infectada e uma estimativa 206.559 pessoas.

*As informações são da Secretaria de Estado da Saúde