Pessoas usam máscaras de proteção em prevenção à covid-19 enquanto circulam pelo bairro da Liberdade, no centro da cidade de São Paulo

Em relação à idade, o inquérito mostrou que a doença predomina nas faixas de 21 a 40 anos e 41 a 60 anos

O resultado da 4ª etapa do Inquérito Sorológico, realizado no Espírito Santo entre os dias 22 e 24 de junho, foi apresentada pelo  secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, no sábado (27). A pesquisa mostrou que 386.193 capixabas já tiveram contato com o novo coronavírus, o que corresponde a 9,6% da população do Estado. 

Além disso, 66,3% das mulheres analisadas testaram positivo para a covid-19. Já entre os homens, o percentual foi de 33,7%, o que mostra que o novo coronavírus é mais frequente no sexo feminino, segundo a pesquisa. Em relação à idade, o inquérito mostrou que a doença predomina nas faixas de 21 a 40 anos (32,5% resultados positivos) e 41 a 60 anos (36,9% resultados positivos). 

No recorte de raça e cor, a pesquisa apontou que a população de pretos e pardos infectados pelo novo coronavírus soma 65,9%. O número representa mais que o dobro da população de brancos contaminados, que teve o percentual de 32,6%.

Sintomas
A pesquisa apontou também que 30,4% dos capixabas apresentam quadro assintomático. Já entre os pacientes sintomáticos, os principais sintomas foram: perda de olfato (anosmia), tosse, fadiga, dor muscular (mialgia), febre, dor de garganta, dispneia e diarreia.

Transporte Público
Pessoas que utilizam os ônibus estão mais expostas ao novo vírus. Segundo o inquérito, cerca de 16% dos testes que resultaram positivos para a covid-19 são de pessoas que ficam de 30 a 60 minutos dentro do transporte público. Já quem fica mais de 1 hora nos ônibus representou 11% dos testes positivos na pesquisa.

Municípios que participaram da pesquisa
Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.