Em 24 horas, o Espírito Santo registrou 24 novas mortes e 902 casos foram confirmados. Com a atualização dos dados, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.280 e o de casos confirmados para 72.605. Ao todo, 51.300 pacientes se recuperaram da doença.

As informações foram divulgadas, por volta das 16h40 desta terça-feira (21), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

Vila Velha, com 11.145 casos confirmados, é o município com o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em segundo lugar aparece Vitória com 9.957 casos e em terceiro lugar está a Serra que já contabiliza 9.848 casos.

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, é o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 1.324 pessoas foram infectadas na região. Praia da Costa, em Vila Velha é o segundo bairro, com 1.209 casos.

Coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a etiqueta respiratória:

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.