A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de agosto e foram entrevistados 400 eleitores. Nesta segunda publicação, vamos mostrar o primeiro cenário em pesquisa estimulada, onde o instituto de pesquisa apresenta o nome dos pré-candidatos e o entrevistado escolhe o seu favorito.

A amostra foi calculada usando um nível de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos. O estatístico responsável é Miriam Aparecida Ignácio Almeida, CONRE 7955, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-01361/2020.

Aos entrevistados foi feita a seguinte pergunta: “EM UM 1° CENÁRIO, SE OS PRÉ-CANDIDATOS FOSSEM ESSES, EM QUEM O(A) SR(A) VOTARIA? (ESTIMULADA)”.

Ao todo, foram apresentados 15 nomes de pré-candidatos. A maioria dos eleitores ouvidos pelo Instituto Solução disse que votariam para reeleger Victor Coelho (PSB), o que representa 29,5% das intenções de votos. O socialista, neste cenário, abriu 22 pontos de diferença em relação a Jonas Nogueira (PL) e José Tasso (MDB), ambos empatados tecnicamente, com 7,5% e 7,25, respectivamente.

Dos entrevistados, 15% disseram que não votarão em ninguém/nenhum ou em branco.