Alguns cuidados no dia a dia e uma instalação elétrica correta garantem uma boa economia na conta de energia

O fim do mês se aproxima e, com ele, chegam os temidos talões. Boletos de água, luz, telefone, internet, e nem sempre a conta fecha. E se já estava difícil manter as contas em dia, com a pandemia ficou ainda mais complicado fechar o mês no azul.

Quando o assunto é eletricidade, por exemplo, basta acender a luz para começarem os cálculos. Uma lâmpada fluorescente, acesa por uma hora custa cerca de 18 centavos. Parece pouco, mas quando essa mesma lâmpada fica ligada o dia inteiro, o valor sobe para quatro reais e trinta e dois centavos.

Por isso, muitas famílias buscaram formas de economizar, mas nem sempre a economia vem acompanhada de segurança.

Na casa da dona Sandra, para reduzir o valor da conta de energia, por exemplo, a família recorreu a uma ligação clandestina, mas logo percebeu os riscos. A dona de casa mora com o marido e dois netos, e contou que ficava sempre preocupada com a fiação exposta. “Os fios ficavam todos pendurados, aparecendo. Era muito perigoso, e criança não tem jeito, né? Eu ficava sempre com muito medo.

A EDP levou para algumas comunidades do Estado o projeto Boa Energia na Comunidade, que promove ações para redução da conta de luz e a negociação facilitada dos débitos. Só em 2020, mais de 5 mil clientes já foram contemplados.

Funcionários da empresa, chamados de Agentes da Boa Energia, vão até às residências orientar o morador. O programa possibilita a regularização da unidade consumidora, por meio da doação de padrões de entrada energia elétrica e kits de melhoria interna das instalações elétricas, troca de equipamentos ineficientes de alto consumo por equipamentos eficientes, com a substituição de lâmpadas fluorescentes compactas e incandescentes pela tecnologia LED.

A visita do agente aconteceu há dois meses na casa da Sandra. De lá para cá, ela já percebeu muitas mudanças, a começar pelo valor da conta de energia. “Trocamos as lâmpadas e além de a casa estar mais iluminada e segura, percebi uma economia grande. Minha conta vinha quase 300 reais, agora veio cento e pouco”, disse animada.