Neste domingo (15) serão realizadas as eleições municipais. No Espírito Santo são 2.810.132 eleitores aptos a ir às urnas escolher mandatários para os 78 municípios capixabas. Inicialmente previsto para o dia 4 de outubro, o primeiro turno foi transferido para 15 de novembro em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Para esse pleito o eleitor vai se deparar com algumas novidades. Uma delas é a proibição de coligação para cargos legislativos (para o Executivo continua possível). A medida, determinada pela Lei Federal 13.488/2017, acabou contribuindo para uma ampliação do número de candidatos. No estado serão 12.101 concorrentes que vão postular aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em 2016, por exemplo, foram 9.747 candidaturas confirmadas.

Vitória e Cariacica serão os municípios com a maior quantidade de candidatos a prefeito (14 cada um), seguidos por Cachoeiro de Itapemirim (13) e Vila Velha (11). Enquanto isso cidades como Mantenópolis, Jerônimo Monteiro, Itaguaçu e Iconha terão apenas dois candidatos ao Executivo municipal.

Cenário semelhante pode ser verificado na eleição para as Câmaras Municipais. As cidades que registraram o maior número de candidatos a vereador foram Serra (748), Cariacica (553) e Vila Velha (509). Já os municípios com menos concorrentes são justamente os três menores colégios eleitorais do estado: Divino de São Lourenço (4.169 eleitores e 48 candidatos). Mucurici (4.965 e 44) e Dores do Rio Preto (6.003 e 47).

Os municípios com mais eleitores são Serra (327.670), Vila Velha (315.224), Cariacica (262.414) e Vitória (251.464). Por terem mais de 200 mil eleitores registrados são as únicas cidades em que é possível ter dois turnos nesta eleição. No Sul destaque para Cachoeiro (140.438) e no Norte para Linhares (114.152).

Horário de votação

A eleição também ganhou mais uma hora e vai ocorrer das 7 às 17 horas. O objetivo é ampliar o tempo para tentar evitar aglomerações nos locais de votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que, das 7 às 10 horas, o exercício do voto será prioritário para os idosos. Além disso, cada eleitor deve levar sua própria caneta (de tinta azul) e usar máscara.

Onde consultar a seção eleitoral

Outra determinação da Justiça Eleitoral é que não vai haver a biometria, sistema pelo qual o eleitor também é identificado de forma digital. Dessa forma, o cidadão terá apenas que apresentar documento com foto (confira abaixo quais serão aceitos) e assinar a lista de presença antes de se encaminhar para a cabine de votação.

Justificativa

uem não estiver no domicílio eleitoral no dia 15, ou por algum motivo não puder votar, tem a opção de fazer a justificativa de voto. Uma das formas é baixar o aplicativo para celular da Justiça Eleitoral e-Título, disponível gratuitamente nas plataformas “Google Play” e “App Store”, e seguir as orientações de envio.

Também pode ser encontrado no site do TSE o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Basta fazer o download, imprimir a página, preencher os dados e levar nos locais de votação junto com um documento oficial com foto. No dia da eleição esse formulário ainda vai estar nos locais previamente autorizados para o cidadão realizar a justificativa.

Caso o eleitor não tenha conseguido se justificar no dia da eleição, poderá fazê-la pelo aplicativo, pelo Sistema Justifica ou entregando o RJE na zona eleitoral em que for inscrito até 60 dias após a data de cada turno do pleito. É necessário também anexar a documentação que comprova o motivo da ausência na votação. Eleitores que estiverem no exterior podem utilizar os mesmos artifícios dentro do prazo apresentado ou 30 dias após a chegada ao Brasil.

Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós-Eleição

Eleições no ES

Número de eleitores: 2.810.132, sendo 1.470.614 mulheres, 1.338.621 homens e 897 não informados.
Número de candidatos aptos: prefeito (366 – 334 homens e 44 mulheres) e vereador (11.368 – 7.691 homens e 4.115 mulheres).
Eleitores com nome social: 161.
Candidatos com nome social: 6.
Número de mesários: 27.806.
Eleitores com algum tipo de deficiência: 21.879.

Documentos para votar (inclusive os digitais)

E-Título com fotografia;
Carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira nacional de habilitação;
Carteira de trabalho.
Os documentos relacionados serão aceitos ainda que expirada a data de validade, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor. Não se admitem certidões de nascimento ou de casamento.