Os estudantes das mais de 440 escolas da Rede Pública Estadual iniciam nesta quarta-feira (18) a primeira etapa da Chamada Pública Escolar 2021, com a rematrícula e/ou solicitação de transferência interna dos alunos que já são da Rede. Essa etapa segue até o dia 09 de dezembro e deve ser feita, assim como todas as demais etapas da Chamada Pública, de forma on-line pelo site da Sedu, no endereço www.sedu.es.gov.br. Em caso de dúvidas, o aluno deve procurar a secretaria da sua unidade de ensino ou as Superintendências Regionais de Educação.

Todo o cronograma, que inclui ainda a pré-matrícula e efetivação da matrícula, foi divulgado pelo Governo do Estado, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado e anúncios nas redes sociais. As novidades também foram apresentadas em uma transmissão ao vivo feita pelo governador Renato Casagrande, ao lado do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Para este ano, a Secretaria da Educação (Sedu), além de toda a organização para atender à expectativa de oferta de 285 mil vagas, anunciou novidades como a ampliação da oferta do Ensino em Tempo Integral, com mais 31 escolas nessa oferta de ensino; a criação da 4ª série do Ensino Médio; a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a SEJA+; e alterações dentro do processo da Chamada, como a lista de suplência para candidatos não alocados, a obrigatoriedade do CPF do estudante para efetivação da chamada pública escolar e a ampliação da carga horária (de 800 para 1.000 horas) nas escolas de Ensino Médio de todo o Estado e nas unidades que ofertam o Ensino Fundamental II da Grande Vitória, dentro da proposta de expansão do Novo Ensino Médio Capixaba.

“São diversos e importantes anúncios na área da educação para o ano que vem. O ano de 2020 foi duro, mas estamos levando conteúdo a boa parte dos alunos. Lançamos hoje a Chamada Pública para rematrícula, que começa hoje.  No próximo ano, precisamos recuperar o ano de 2020. A educação é a melhor arma para que possamos vencer o crime, gerar oportunidades e esses anúncios são importantes para que possamos continuar melhorando os resultados nessa área”, comentou o governador Casagrande.

O secretário Vitor de Angelo destacou a ampliação da oferta do Tempo Integral na Rede. “Teremos mais 31 escolas com a oferta de Tempo Integral em um total de 49 municípios, teremos então dois terços dos municípios capixabas com essa modalidade de ensino. Inclusive 15 deles começam a oferecer o Tempo Integral a partir de 2021”, disse.

Outra novidade destacada é a oferta da 4ª série do Ensino Médio, de forma excepcional no próximo ano. “Diante à pandemia da Covid-19, os alunos que finalizaram a 3ª série do Ensino Médio e que quiserem fazer um reforço dos estudos poderão continuar ao longo do ano na Educação Básica. É uma forma de atender àqueles que possam se sentir prejudicados, mas, sobretudo, para se prepararem para o Enem”, reforçou.