A segunda cidade mais competitiva do Espírito Santo é Cachoeiro de Itapemirim, de acordo com a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, lançada, nesta semana, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), em parceria com a startup Gove e com o Sebrae.

No estado, o município ficou atrás apenas da capital, Vitória, e, na região Sudeste do país, está entre os 100 mais competitivos, na 90ª colocação.

O levantamento avaliou as 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, organizados em três dimensões (instituições, sociedade e economia) e 12 pilares, como qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Os dados analisados são referentes a 2019.

De acordo com a publicação, a “definição de competitividade sob a ótica da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável”.

“A competitividade é um fator que favorece a atração de investimentos produtivos para os municípios. Por isso, é importante a presença de Cachoeiro nesse ranking, em posição de destaque nos recortes estadual e regional: ganhamos visibilidade junto a potenciais investidores. Além disso, o levantamento mostra que investir na melhoria do serviço público e da infraestrutura, como temos feito, é o caminho para nos tornarmos ainda mais competitivos e desenvolvidos”, avalia o prefeito Victor Coelho.