Pela sétima semana consecutiva, Cachoeiro de Itapemirim foi classificado pelo governo estadual como risco moderado para Covid-19, classificação que permanecerá até o próximo domingo (17). O município está com cerca de 470 casos ativos, segundo dados do Portal Covid-19 Cachoeiro e do painel de indicadores do governo estadual.

Diante da realidade atual, a Prefeitura de Cachoeiro reforça o apelo para que a população tome os cuidados sanitários para evitar a transmissão do coronavírus. Nunca é demais relembrar as medidas básicas: evitar sair de casa, usar máscara de proteção quando estiver fora da residência, evitar aglomerações, higienizar as mãos constantemente e cumprir o isolamento social, se estiver com sintomas.

Além das ações diretamente ligadas à área de Saúde, equipes da Prefeitura fazem limpeza de locais públicos com hipoclorito de sódio todas as semanas. Também são realizadas campanhas de conscientização junto ao comércio e à população em geral.

Outra ação essencial é a fiscalização aos estabelecimentos comerciais da cidade para verificar o cumprimento das medidas restritivas. Em 2020, foram feitas 16.782 vistorias por todo o município, e o trabalho continua em 2021.

Essas ações de fiscalização são reforçadas pelo Disk Aglomeração, que recebe denúncias de desrespeito às normas restritivas e às encaminha à Central de Fiscalização ou à Guarda Civil Municipal (GCM), para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O Disk Aglomeração atende 24 horas.

“O poder público municipal tem feito um grande esforço para combater a pandemia em Cachoeiro. Mas cabe também à população tomar consciência da situação e fazer a sua parte”, alerta Ruy Guedes, vice-prefeito e coordenador do Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 em Cachoeiro.

Novas regras no risco moderado

A Prefeitura de Cachoeiro fez pequenas mudanças nas normas restritivas direcionadas aos estabelecimentos comerciais. Agora, as atividades do turno 3 (shoppings, centros comerciais e galerias) podem funcionar por oito horas aos domingos.

As alterações constam no Decreto Nº 30.171, publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (11).

O decreto também apresenta algumas modificações de horário para o caso de município entrar no risco alto e prorroga, para 31 de janeiro, a suspensão: dos serviços prestados pelo Centro de Convivência Vovó Matilde; dos serviços de fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes); dos eventos esportivos realizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

De acordo com o último boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na tarde desta segunda-feira (11), Cachoeiro apresenta 13.127 casos confirmados, 12.447 pacientes curados e 266 mortes em decorrência da Covid-19. Informações sobre a pandemia no município podem ser acompanhadas no site cachoeiro.es.gov.br/covid19.